Confraria das Couves com Feijões de Carvalhal de Aroeira

DSC00149

No dia 8 de fevereiro realizou-se o Capítulo Geral e a cerimónia de entronização dos confrades da Confraria das Couves com Feijões de Carvalhal da Aroeira. Luís Correia de Sousa, autor das edições municipais “Carvalhal da Aroeira, memória de um povo” e “Escrito no tempo – fotografias antigas de Carvalhal da Aroeira” foi entronizado grão-mestre da confraria que começou a ser planeada em 2012 e que visa dar a conhecer e valorizar o património gastronómico do Carvalhal da Aroeira. A cerimónia foi «apadrinhada» pela Confraria do Azeite do Fundão e contou com a presença do presidente da Câmara Municipal de Torres Novas, Pedro Ferreira, do vice-presidente Luís Silva e da vereadora Elvira Sequeira.

Na sessão solene, realizada na antiga capela de S. Silvestre, cada confrade foi chamado a fazer o seu juramento perante os presentes, deixando depois o seu nome registado no livro de honra. Posteriormente, os confrades saíram em cortejo até ao local do encontro gastronómico, o Centro Social Cultural e Recreativo de Carvalhal de Aroeira, onde foi servido o almoço. Como não podia deixar de ser, o prato principal foi couves com feijões.

O objetivo da confraria passa por promover este prato regional e divulgá-lo como parte de uma alimentação saudável mas, sobretudo, sublinhar a sua importância socioeconómica na região, e em particular da aldeia do Carvalhal da Aroeira, sendo as couves um dos produtos emblemáticos na agricultura doméstica.