Adjudicada reabilitação da UCSP Brogueira e USP Torres Novas

O executivo municipal aprovou, em reunião camarária de 23 de outubro, as minutas de contrato e adjudicação das empreitadas «Reabilitação da UCSP – Polo Brogueira» e «Reabilitação da USP – Polo Torres Novas». As duas obras serão alvo de financiamento a 100% do PRR (Plano de Recuperação e Resiliência), no âmbito da publicação do aviso nº 12/C01-i01/2022, que pretende requalificar ou adaptar edifícios para aumentar a eficiência energética, cumprir planos de contingência e/ou assegurar a acessibilidade, a segurança e o conforto de utentes e profissionais.

No que se refere à empreitada «Reabilitação da UCSP – Polo Brogueira», a intervenção visa, essencialmente, reabilitar o edifício existente, que atualmente apresenta elementos construtivos bastante degradados e que necessitam de reabilitação, bem como adotar medidas de eficiência energética, permitindo melhorar a prestação de cuidados de saúde na União das Freguesia de Brogueira, Parceiros de Igreja e Alcorochel.

A obra foi adjudicada à empresa Construções Divireis Lda, pelo valor global de 122 000 euros, acrescido de IVA à taxa legal em vigor, e prazo de execução de 150 dias.

A nível de intervenções, encontra-se prevista: a substituição de todos pavimentos; limpeza e tratamento hidrófugo da cobertura do edifício, bem como execução de limpeza, impermeabilização de caleiras e reparação de fendas; demolições e execução de novas paredes, que irão reformular a zona das instalações sanitárias, permitindo o uso de uma instalação sanitária para mobilidade reduzida; instalação de quatro unidades de ar-condicionado; pintura de todos os paramentos e elementos metálicos que compõem o interior e exterior do edifício; instalação de um novo sistema de segurança contra incêndios com central de deteção de incêndios, sinalética, blocos autónomos de iluminação permanente, extintores, sirene interior e exterior, botoneira de alarme, detetores de fumo e termovelocimétrico; substituição de vãos exteriores, por outros de classe A+, dando aos usurários do edifício um maior conforto energético; substituição de esquentador para aquecimento de águas por um esquentador elétrico de alta eficiência; colocação de painéis fotovoltaicos, substituição de iluminação por LED's e instalação de uma nova rede de tomadas; instalação de um novo sistema de proteção do edifício contra a intrusão.

No que diz respeito à empreitada de «Reabilitação da USP – Polo Torres Novas», pretende-se reformar o edifício existente, localizado na rua Dr. Pedro Gorjão Maia Salazar, que atualmente apresenta alguns elementos construtivos degradados e que necessitam de reabilitação, bem como adotar medidas de eficiência energética, com o objetivo de melhorar a prestação de cuidados de saúde à população.

A obra foi adjudicada à empresa Obrimofer Construções Unipessoal Lda, pelo valor global de 150 411,60 euros, acrescido de IVA, e prazo de execução de 180 dias.

As intervenções no edifício principal da Unidade de Saúde Pública (USP) prendem-se com a renovação da fachada e limpeza da cobertura, implementação de sistema de segurança em edifício, alteração das divisões para uma melhor utilização do espaço, melhoramento da eficiência energética com a substituição de vãos exteriores, colocação de painéis solares térmicos e fotovoltaicos, substituição de iluminação e isolamento de cobertura interior.