Brasão e logótipo
- Detalhes
- Categoria: Município
Logótipo
Em 2011 completaram-se 100 anos da classificação do castelo de Torres Novas como Monumento Nacional, esse momento afigurou-se como ideal para atribuir ao município a imagem do seu símbolo máximo.
Assim sendo, aproximámos o ex-libris da cidade à imagem do município, atribuindo-lhe força, determinação e longevidade.
O castelo, que ao longo dos séculos foi sobrevivendo a inúmeras batalhas e ao passar dos anos, foi recentemente «renovado», com intervenções que lhe devolveram a imponência e a beleza devidas. Agora é possível a todos desfrutar deste monumento em toda a sua plenitude. É, por isso, importante que a imagem do município evolua em linha com as transformações de que o concelho é alvo, mas tendo sempre os seus símbolos históricos como motivo de orgulho.
Desta forma, partindo de toda a nossa História, de todas as vitórias, de todas as reconstruções, este logótipo representa o nosso castelo em todo o seu esplendor, composto pelas suas onze torres, que deram nome à cidade, onze torres com História e com futuro.
Memória Descritiva
Este novo logo/marca do município é composto por dois elementos: o símbolo e a designação. O símbolo é composto por onze elementos que simbolizam cada uma das torres do castelo, desalinhadas em representação das ondulações do rio Almonda, que atravessa a cidade.
Na designação «Torres Novas, Município» confere-se destaque ao nome da cidade, sendo a palavra «município » um complemento, permitindo uma adaptação do logótipo para situações específicas.
O padrão cromático escolhido tem por base o verde. O verde escuro simboliza a grandeza em representação da nossa História, e o verde claro exprime vigor, juventude, frescura e esperança, em representação do presente e do futuro.
Brasão
Ordenação heráldica do brasão e bandeira, publicada no Diário da República, III Série de 07/08/1986 (pág. 8804).
Brasão - de vermelho, um castelo de ouro aberto e iluminado de verde, cortado por três faixas ondadas, duas de prata e uma azul. A torre central, rematada por um braço armado de prata empunhando uma maça de armas de ouro. Coroa mural de prata de cinco torres. Listel branco com a legenda a negro «Torres Novas».
Bandeira - gironada de oito peças de amarelo e verde. Cordão e borlas de ouro e de verde. Haste e lança de ouro.
Selo - Circular, com as peças do escudo sem indicação de cores e metais, tudo envolvido por dois círculos concêntricos onde corre a legenda «Câmara Municipal de Torres Novas».
O vermelho do brasão significa guerra, ardis, vitórias, força, vida e audácia.
O castelo simboliza a antiguidade e a importância histórica de Torres Novas, reforçadas pelo braço armado de maça de armas.
O verde que abre e ilumina o castelo significa fé e esperança.
As três faixas ondadas representam a importância do rio Almonda.