
Pelo 13.º ano consecutivo, e desde o início da atribuição deste galardão, o Observatório das Autarquias Familiarmente Responsáveis distinguiu o Município de Torres Novas com a bandeira verde que atesta as melhores práticas em matéria de responsabilidade familiar.
Este prémio tem por base um levantamento exaustivo das medidas adotadas, visando reconhecer as políticas de estímulo a uma cultura favorável à família.
É analisada a capacidade de intervenção das autarquias na facilitação da vida familiar dos seus munícipes, das famílias que pretendam ter mais filhos, no combate ao crescente envelhecimento e desertificação e na criação de emprego, de modo a favorecer um tecido social coeso e que garanta a renovação geracional e a sustentabilidade do país.
A seleção das autarquias é baseada numa análise a dez áreas de atuação: apoio à maternidade e paternidade, apoio às famílias com necessidades especiais, serviços básicos, educação e formação, habitação e urbanismo, transportes, saúde, cultura, desporto, lazer e tempos livres, cooperação, relações institucionais e participação social, entre outras iniciativas. É ainda tida em conta a conduta das autarquias para com os seus funcionários em matéria de conciliação entre trabalho e família.
As bandeiras que distinguem políticas amigas das famílias foram entregues a 25 de novembro, em Coimbra, aos 84 municípios que se destacaram este ano. Em representação do Município de Torres Novas marcou presença na cerimónia o vice-presidente da Câmara, Luís Silva.