Notícias

Comunicado | Captura de patos e gansos de forma a garantir a higiene e saúde pública dos jardins

Comunicado | Captura de patos e gansos de forma a garantir a higiene e saúde pública dos jardins

O Município de Torres Novas confronta-se hoje com um número elevado de anatídeos (patos mudos, patos marrecos e gansos) nos jardins centrais da cidade. Esta é uma situação que na sua génese nada teve a ver com o município, pois não foi o município que introduziu estas aves nos jardins. O desequilíbrio ambiental que ocorre com a sobrepopulação existente deriva da sobrealimentação dada pelos humanos e da ausência de predadores naturais neste ambiente, o que afeta a vegetação nativa, danifica os jardins e os equipamentos urbanos, e promove a conspurcação urbana com riscos para a saúde pública.

Esta elevada concentração de patos aumenta a probabilidade de transmissão de doenças entre animais e para os humanos (zoonoses) através das suas fezes (salmonela, E. coli, Criptococose), gripe aviária, entre outras.

No que diz respeito à gripe aviária, a grave situação epidemiológica na União Europeia, bem como o aumento dos focos desta doença confirmados em território nacional, mantêm o risco de disseminação da doença muito elevada. No nosso município ainda não foi registado nenhum caso, mas em municípios próximos já ocorreram focos, como: Santarém, Chamusca, Ferreira do Zêzere, Tomar, colocando a cidade de Torres Novas em zona de proteção e vigilância, onde as aves devem estar confinadas.

Foram dadas indicações ao gabinete médico veterinário do Município de Torres Novas para promover a captura, recolha e confinamento das aves domésticas que deambulam pelos jardins da cidade de forma a assegurar a defesa da saúde pública, higiene dos espaços públicos, segurança dos munícipes e das aves e proteção e bem-estar das mesmas. As mesmas ficarão em instalações do município e à guarda dos serviços veterinários municipais até à data de levantamento das restrições existentes à circulação de aves. Sendo depois encaminhadas para locais que possuam as condições adequadas para o alojamento e maneio dos animais, tendo sempre em vista o bem-estar animal.

É pretensão do município assim que possível construir instalações com condições para alojamento de patos e que permita a sua alimentação, maneio e reprodução controlada, bem como acesso ao rio e possibilidade de confinamento em situações como a atual que assim o obriguem.

Contactos

Tel: (+351) 249 839 430

geral@cm-torresnovas.pt

Centro 2020, Portugal 2020, União Europeia