A Câmara Municipal é o órgão executivo do município, responsável pela gestão quotidiana e planificação do rumo do concelho.
E-mail:
Reuniões de Câmara - documentos
Clique aqui para aceder às ordens de trabalho, deliberações, atas e vídeos das transmissões em direto das reuniões de câmara.
Calendário 2025
| Datas | ||
|---|---|---|
| 2 de janeiro | Reunião Ordinária Privada | |
| 15 de janeiro | Reunião Ordinária Pública | |
| 29 de janeiro | Reunião Ordinária Privada | |
| 12 de fevereiro | Reunião Ordinária Pública | |
| 26 de fevereiro | Reunião Ordinária Privada | |
| 12 de março | Reunião Ordinária Pública | |
| 26 de março | Reunião Ordinária Privada | |
| 9 de abril | Reunião Ordinária Pública | |
| 24 de abril | Reunião Ordinária Privada | |
| 7 de maio | Reunião Ordinária Pública | |
| 21 de maio | Reunião Ordinária Privada | |
| 4 de junho | Reunião Ordinária Pública | |
| 18 de junho | Reunião Ordinária Privada | |
| 2 de julho | Reunião Ordinária Pública | |
| 16 de julho | Reunião Ordinária Privada | |
| 30 de julho | Reunião Ordinária Pública | |
| 13 de agosto | Reunião Ordinária Privada | |
| 27 de agosto | Reunião Ordinária Pública | |
| 10 de setembro | Reunião Ordinária Privada | |
| 24 de setembro | Reunião Ordinária Pública | |
| 8 de outubro | Reunião Ordinária Privada | |
| 22 de outubro | Reunião Ordinária Pública | |
| 5 de novembro | Reunião Ordinária Privada | |
| 19 de novembro | Reunião Ordinária Pública | |
| 3 de dezembro | Reunião Ordinária Privada | |
| 17 de dezembro | Reunião Ordinária Pública |
Este calendário poderá eventualmente sofrer alterações comunicadas por via de edital (consultar aqui).
As reuniões ordinárias terão início às 10 horas, às quartas-feiras, nos dias previamente fixados, passando para o primeiro dia útil imediato quando coincidam com feriado.
Constituição
A Câmara Municipal de Torres Novas é composta pelo presidente e seis vereadores, um dos quais designado vice-presidente.
Principais competências
- Elaborar, executar e submeter a aprovação da assembleia municipal as opções do plano e o orçamento e as respetivas revisões;
- Fixar os preços da prestação de serviços ao público pelos serviços municipais;
- Aprovar os projetos, programas de concurso, cadernos de encargos e a adjudicação de empreitadas e aquisição de bens e serviços, cuja autorização de despesa lhe caiba;
- Elaborar e aprovar a norma de controlo interno, bem como o inventário dos bens, direitos e obrigações patrimoniais do município e respetiva avaliação e ainda os documentos de prestação de contas, a submeter à apreciação e votação da assembleia municipal;
- Elaborar e submeter à aprovação da assembleia municipal os projetos de regulamentos externos do município, bem como aprovar regulamentos internos;
- Submeter à assembleia municipal, para efeitos de autorização, propostas de celebração de contratos de delegação de competências e de acordos de execução com o Estado e as juntas de freguesia;
- Deliberar sobre as formas de apoio a entidades e organismos legalmente existentes, nomeadamente com vista à execução de obras ou à realização de eventos de interesse para o município;
- Colaborar no apoio a programas e projetos de interesse municipal, em parceria com entidades da administração central;
- Apoiar atividades de natureza social, cultural, educativa, desportiva, recreativa ou outra de interesse para o município,
- Ordenar, precedendo vistoria, a demolição total ou parcial ou a beneficiação de construções que ameacem ruína ou constituam perigo para a saúde ou segurança das pessoas.
Regimento
Consulte o documento aqui
Executivo Municipal - Mandato 2025-2029

Presidente - José Manuel Paulo Trincão Marques - (PS)
Pelouros
- Obras Públicas
- Ordenamento do Território e Ambiente
- Saúde
- Cultura e Teatro Virgínia
- Higiene e Saúde Pública
- Administração e Finanças
- Proteção Civil e Segurança
- Comunicação e Imagem
- Ligação às Freguesias
- Programas Comunitários
- Emprego e Potencialização Empresarial
- Recursos Humanos
- Turismo
- Autoridade Médica e Veterinária
- Cooperação Externa e Relações Institucionais
- Comissão de Toponímia
- Arquivo Municipal

Vice-presidente - Elvira Maria da Cruz Machado Sequeira - (PS)
(em regime de tempo inteiro)
Pelouros
- Educação e Bibliotecas Municipais
- Associativismo
- Modernização Administrativa e Novas Tecnologias
- Urbanismo e Obras Particulares
- Habitação e Ação Social
- Bem-Estar Animal

Vereador - Francisco Fernandes Dinis - (PS)
(em regime de tempo parcial)
Pelouros
- Desporto
- Juventude
- Mercados e Feiras
- Mobilidade e Transportes
- Frota Automóvel
- StartUp
- Cemitérios

Vereador - Tiago Ribeiro de Carvalho Ferreira - (PPD/PSD.CDS-PP)
Pelouros
Sem pelouros atribuídos.

Vereadora - Maria Emília Sénica Pereira de Leão - (PPD/PSD CDS/PP)
Pelouros
Sem pelouros atribuídos

Vereador - António Pedro Santos de Abreu - (PPD/PSD CDS/PP)
Pelouros
Sem pelouros atribuídos

Vereador - José Fernando Cardoso Carola - (CH)
Pelouros
Sem pelouros atribuídos
Delegação de competências (mandato 2021/2025)
Delegação de competências no presidente da Câmara
Delegação de competências nos diretores de agrupamento
Delegação e subdelegação de competências nos dirigentes
Delegação de competências nos dirigentes - Departamento de Educação, Cultura e Desporto
Delegação de competências nos dirigentes - unidade orgânica de Educação
Delegação de competências na diretora executiva do ACES Médio Tejo
Delegação de competências no dirigente do Departamento Administrativo e Financeiro
Delegação de competências - Diretor do Departamento de Urbanismo
Delegação de competências - Dirigente Intermédio de 2.º Grau - Desporto
Delegação de competências - Dirigente Intermédio de 2.º Grau - Teatro e Eventos
Delegação de competências - Dirigente Intermédio de 2.º Grau - Cultura
Delegação de competências - Dirigente Intermédio de 2.º Grau - Educação
Subdelegação de competências - Dirigente Intermédio de 3.º Grau - Cultura
Subdelegação de competências - Diretor do Departamento de Urbanismo
Subdelegação de competências - Dirigente Intermédia de 3.° Grau (Projetos e Gestão Urbanística)
Subdelegação de competências - Dirigente Intermédio de 3.º Grau - Comunicação e Imagem
Delegação de competências - Dirigente Intermédio de 2.º Grau - Divisão de Educação
Delegação de competências - Dirigente Intermédio de 2.º Grau - Cultura
Delegação de competências - Dirigente Intermédio de 1.º Grau - Diretora de Departamento do Urbanismo
Subdelegação de competências - Dirigente Intermédia de 3.º Grau - Museus e Património Cultural
Relatório de Observância do Estatuto do Direito da Oposição
Código de Ética e Conduta Profissional do Município de Torres Novas
Código de Ética e Conduta Profissional - publicado em Diário da República em 18.03.2025
