A origem do arquivo de Torres Novas confunde-se com a do próprio município, uma vez que o seu acervo é constituído por documentação produzida pela câmara municipal, e/ou pela administração central respeitante ao concelho, e dos serviços municipais no âmbito das suas funções, desde os primórdios da criação dos municípios. Em meados do século XIX, o «antigo arquivo da câmara» era composto por um espólio referente a períodos históricos mais recuados (segundo Artur Gonçalves, dele faziam parte cartas, alvarás régios, provisões e outros documentos). Esta documentação terá desaparecido em 1868, em virtude de um violento incêndio que deflagrou na repartição da Fazenda, destruindo parte do edifício camarário, à época situado naquela que é hoje a praça 5 de Outubro, que, nessa segunda metade de Oitocentos, devido à presença do edifício da câmara municipal, era chamada de praça dos Paços do Concelho.
Atualmente, o acervo do Arquivo Municipal de Torres Novas está instalado no edifício da Biblioteca Municipal Gustavo Pinto Lopes e, desde 2011, congrega no mesmo espaço os fundos provenientes do antigo Arquivo Histórico de Torres Novas e do Arquivo Geral da Câmara (arquivo intermédio).
Fundamentalmente constituído pela massa documental autárquica, produzida no âmbito das atribuições da câmara e dos serviços municipais, a partir da 2ª metade do século XIX, o Arquivo Municipal de Torres Novas está vocacionado para a gestão do património documental do município de Torres Novas. É um serviço de gestão transversal a toda a câmara municipal, atuando em todas as fases do circuito documental, tendo como eixos orientadores da sua ação a gestão da documentação corrente e intermédia; a promoção da investigação e da divulgação da documentação histórica ou definitiva relativa ao concelho de Torres Novas e a avaliação, conservação, preservação e difusão dos documentos arquivados.
A salvaguarda da documentação municipal é do interesse de todos os munícipes pelo seu carácter estruturante, probatório e patrimonial, um legado da história do concelho.
Fundos
O Arquivo Municipal de Torres Novas é composto por vários fundos, disponibilizando aos utilizadores internos e externos a consulta de documentos desde a época moderna à época contemporânea, em assuntos referentes ao concelho.
Os fundos que podem ser consultados são:
- Câmara Municipal de Torres Novas
- Outros Órgãos da Administração Local
- Administração do Concelho
- Fundos Diversos / Espólios Particulares
- Hemeroteca
- Fototeca
Documentos Online
REGULAMENTO do Arquivo Municipal de Torres Novas
GUIA do Arquivo Municipal de Torres Novas
DOCUMENTOS de apoio
ISAD (G) - Normas Gerais Internacionais de Descrição em Arquivo. 2ª edição. 2002
http://arquivos.dglab.gov.pt/wp-content/uploads/sites/16/2013/10/isadg.pdf
ISAAR (CPF) - Norma Internacional para os Registos de Autoridade Arquivística relativos a Instituições, Pessoas Singulares e Famílias. 2.ª edição. 2004
http://arquivos.dglab.gov.pt/wp-content/uploads/sites/16/2013/10/isaar.pdf
Orientações para a preparação e apresentação dos instrumentos de descrição
http://arquivos.dglab.gov.pt/wp-content/uploads/sites/16/2013/11/preparacao_apresentacao_idd.pdf
Orientações para Descrição Arquivística
http://arquivos.dglab.gov.pt/wp-content/uploads/sites/16/2013/10/oda1-2-3.pdf
Documentos de Arquivo Electrónicos: Manual para Arquivistas
http://www.adporto.pt/ficheiros_a_descarregar/ica_estudo16_pt_4.pdf
Recomendações para a produção de planos de preservação digital
http://arquivos.dglab.gov.pt/wp-content/uploads/sites/16/2014/02/Recomend_producao_PPD_V2.1.pdf
Sistema de gestão para documentos de arquivo - Série ISO 30300 | pdf
Serviços
Serviço de referência
São disponibilizados ao utilizador vários instrumentos de Descrição Documental, tais como guias, inventários, catálogos, ficheiros e bases de dados, onde se podem procurar as cotas dos documentos a consultar, e que se poderão solicitar no balcão de atendimento. Neste balcão encontram-se também os técnicos que têm como função acolher e orientar os leitores nas suas pesquisas.
Sala de leitura
Os documentos requisitados podem ser consultados na sala de leitura, segundo as normas existentes.
Oficina de conservação e restauro e Centro de Encadernação
A oficina de conservação e restauro de documentos gráficos do arquivo histórico municipal, dispõe de recursos materiais e humanos fundamentais à concretização das operações que envolvem os procedimentos de desinfestação, higienização e acondicionamento da documentação permitindo um controlo técnico de todas as fases de tratamento.
Tendo como missão central preservar e recuperar o património documental existente no arquivo histórico, procura ainda dar resposta às necessidades neste domínio, quer do arquivo municipal quer da biblioteca municipal.
Serviço Educativo
A equipa técnica do Arquivo Municipal de Torres Novas desenvolve projetos de âmbito educativo dirigidos aos diferentes públicos, quer sejam oficinas, visitas orientadas ou outras, assumindo especial destaque as atividades desenvolvidas com o público escolar.
Reprografia
O Arquivo Municipal de Torres novas dispõe de serviço de reprografia onde se executam as reproduções de documentos requisitados pelos utilizadores, segundo as normas vigentes. Os pedidos são feitos no balcão de atendimento.
Ligações Úteis
CONTACTOS
Arquivo Municipal de Torres Novas
Jardim das Rosas Edifício da Biblioteca Municipal Gustavo Pinto Lopes - Piso 1
2350-444 Torres Novas
Tel: 249 810 312
E-mail:
www.facebook.com/ArquivoMunicipaldeTorresNovas
Horário: 2ª a 6ª das 9h às 17h00
Encerra aos sábados, domingos e feriados.