Com uma periodicidade anual, e desde a sua primeira edição no ano de 2010, Torres Novas recua no tempo por alturas da sua feira medieval. Durante este grande evento toda a cidade se envolve no espírito de dar nova vida à História, e os dias enchem-se de magia, animação e surpresa, num centro histórico onde impera um castelo renovado e uma praça plenos de vida. Uma festa cheia de cor, cheiros e sabores de outrora, que convida o visitante a uma autêntica viagem no tempo.
Considerada uma das melhores feiras medievais da Península Ibérica, destaca-se de outras que se realizam no nosso país pela sua forte componente pedagógica, útil na transmissão de conhecimentos sobre a história local e nacional, a par do rigor histórico inerente a todo o evento. Um programa de animação permanente, performances musicais e teatrais que fazem a contextualização histórica, cortejos e danças, a par de um programa de atividades lúdicas e de interpretação histórica, asseguram a sua forte componente pedagógica.
A sua localização privilegiada permite aliar elementos históricos distintos como o castelo, a praça 5 de Outubro ou a muralha fernandina, o património religioso situado nas imediações, bem como a malha urbana que os interliga e o rio Almonda, que atravessa a cidade e, envolvendo o castelo, confere um cenário natural repleto de cor ao centro histórico de Torres Novas.
Centenas de artistas e figurantes contribuem, também ao longo destes dias, para o rigor e dinamismo desta recriação histórica, numa feira que conta sempre com o forte envolvimento da comunidade, e que inclui espaços com atividades dedicadas a todas as faixas etárias. Desde o Lugar do Petiz e o Jardim dos Bonecos, dedicados aos mais novos, ao Postigo da Traição, um trilho obscuro e perigoso onde se encontram os “proscritos e os condenados de uma sociedade castigadora”, à Praça dos Mercadores com tendas que se montam numa grande praça central, ao Acampamento Militar, espaço que recria o quotidiano de um acampamento militar, com os seus ofícios, preparação de refeições, atividades lúdicas e o necessário treino da lide das armas, à Vida Quotidiana, onde o visitante poderá encontrar e conviver com a modéstia do povo medieval nos seus ofícios e lavouras do dia-a-dia, são apenas alguns dos inúmeros espaços fascinantes que o visitante encontrará.
Visitas guiadas, oficinas e ateliers em torno dos ofícios da época, entre muitas outras experiências inesquecíveis estão ao dispor de todos os que visitarem Torres Novas, para desfrutar deste cenário magnífico.
Todas as informações sobre este magnífico evento estão disponíveis em: www.memoriasdahistoria.pt e em: www.facebook.com/memoriasdahistoriatorresnovas
Feira de Época - 29 de maio a 1 de junho de 2025
Expositores (Inscrições até 30 de março de 2025)