Prémio Francisco Canais Rocha

 

 RT2140 Premio FCRocha miniatura siteO Município de Torres Novas e a Confederação Geral dos Trabalhadores Portugueses – Intersindical Nacional (CGTP-IN) promovem, conjuntamente, o Prémio Francisco Canais Rocha para estudos sobre o movimento operário.

Este prémio tem como objetivo evocar a figura de Francisco Canais Rocha, prestando homenagem ao seu percurso de vida e ao seu legado enquanto lutador pela Liberdade, pelos direitos dos trabalhadores e pela democracia, galardoando trabalhos, no âmbito de projetos de investigação na área da história do movimento operário e sindical português.

Com o Prémio Francisco Canais Rocha as entidades promotoras visam, ainda, fomentar o desenvolvimento da investigação nas áreas de estudos sobre o movimento sindical português, contribuindo para dar continuidade ao labor historiográfico de Francisco Canais Rocha.

O prémio terá uma periodicidade trienal e consistirá na atribuição de uma recompensa pecuniária, no valor de 3 000 euros, ao vencedor da edição.

As candidaturas ao Prémio Francisco Canais Rocha estão abertas até dia 31 de dezembro de 2024.

Francisco Canais Rocha (1930-2014), nascido em Torres Novas, no dia 17 de Janeiro de 1930, foi o primeiro coordenador da CGTP-IN após o 25 de Abril, ativo combatente antifascista, historiador do movimento operário e sindical, e um incansável dinamizador da luta sindical e da vida associativa local.

 Normas de Participação

 

Mais informações: gepe@cm-torresnovas.pt

 

Contactos

Tel: (+351) 249 839 430

geral@cm-torresnovas.pt

Centro 2020, Portugal 2020, União Europeia