
O Município de Torres Novas participou, nos dias 19 e 20 de setembro, no terceiro encontro do projeto Small Municipalities Against Euroscpeticism (SMUG), no âmbito do programa Europa para os Cidadãos. Este encontro decorreu em Krushevo, Antiga República Jugoslava da Macedónia e juntou todos os parceiros do projeto em torno do debate sobre o crescimento de movimentos eurocepticos também em municípios de países candidatos à adesão ao projeto europeu, como é precisamente a Macedónia ou a Sérvia, também representada na reunião.
Na véspera de um importante referendo que se vai realizar na Macedónia, no âmbito do acordo alcançado com a Grécia e que pode ditar os próximos passos do processo de adesão à União Europeia, o debate foi aceso e confirmou as incertezas quanto ao resultado desta consulta popular.
Torres Novas, com mais anos de integração europeia entre o conjunto de municípios e organizações parceiras, testemunhou a realidade portuguesa, frisando sucessos e dificuldades deste percurso mas salientando as mais valias que o país hoje conhece, três décadas depois da adesão.
Estiveram presentes a Vereadora da Cultura e Desporto, Elvira Sequeira e o Chefe de Divisão de Educação, Cultura e Desporto, Jorge Salgado Simões.