
Rui Correia foi hoje recebido nos Paços do Concelho pelo vice-presidente da Câmara Municipal de Torres Novas, Luís Silva. Rui Correia está a desenvolver o projeto Lisboa-Díli, 1515/2015, “Uma viagem histórica de amizade e solidariedade”, que tem como objetivo realizar a primeira ligação terrestre direta entre Lisboa (Portugal) e Díli (Timor-Leste), usando como meio de transporte uma moto. Antes da partida passou pelo nosso concelho no âmbito do processo de cooperação que Torres Novas tem vindo a desenvolver com Manatuto, em Timor.
Pretende-se com esta iniciativa assinalar a data aniversário dos 500 anos da chegada dos Portugueses a Timor, início da Missionação em Timor-Leste e Afirmação da Nova Identidade Timorense.
A ligação entre as duas cidades, uma a capital do país berço da Lusofonia e a outra a mais recente capital do conjunto dos países de expressão Portuguesa, pretende simbolizar a amizade e solidariedade que une os dois povos irmãos e todo o espaço lusófono.
A viagem tem também e sobretudo um propósito humanitário e de solidariedade para com as crianças de Timor-Leste. Pretende sensibilizar e apelar ao contributo de todos para melhorar as suas condições de vida, especialmente as crianças de rua de Díli, através dos projetos da ONGD SUL-Timor em parceria com as autoridades do país e ONGs locais, entre os quais se conta a construção de uma biblioteca.
Mais informações: http://lisboa-dili.blogs.sapo.pt/