
Torres Novas ocupa o 37.º lugar no ranking global do Índice de Transparência Municipal 2016, sendo o segundo melhor classificado do distrito de Santarém (Cartaxo em 10º no ranking geral) e do Médio Tejo (em 1.º Vila de Rei, 16.º do ranking global), com 78,98 pontos.
De realçar os 100% alcançados na informação económico-financeira, 92% no Urbanismo e no item Taxas e Regulamentos.
O Índice de Transparência Municipal (ITM) mede o grau de transparência das Câmaras Municipais através de uma análise da informação disponibilizada aos cidadãos nos seus web sites.
O ITM é composto por 76 indicadores agrupados em sete dimensões: 1) Informação sobre a Organização, Composição Social e Funcionamento do Município; 2) Planos e Relatórios; 3) Impostos, Taxas, Tarifas, Preços e Regulamentos; 4) Relação com a Sociedade; 5) Contratação Pública; 6) Transparência Económico-Financeira; 7) Transparência na área do Urbanismo.
O estudo é desenvolvido pela Transparência e Integridade - Associação Cívica (TIAC), representante portuguesa da rede global 'Transparency International' e a edição deste ano do ITM contou com a participação do GOVCOPP - Unidade de Investigação em Governança, Competitividade e Políticas Públicas da Universidade de Aveiro, que coordenou a recolha de dados.
Mais informações em http://poderlocal.transparencia.pt/