
Pelo sexto ano consecutivo, as Memórias da História dão lugar à recriação dos mais importantes momentos do passado de Torres Novas. Este ano, sob o tema «A Carta do Povoador», recuamos até 1190, invocando o foral atribuído pelo rei D. Sancho I à vila de Torres Novas.
No outono seguinte, e já livre do domínio árabe, a localidade era então feita vila por vontade d’El Rei D. Sancho, que promoveu a sua reconstrução e repovoamento e lhe concedeu o seu primeiro foral, instituindo um direito público reconhecido por conquistadores e populações e concedendo às organizações concelhias poderes delegados. Nesse âmbito, D. Mendo Extrema é nomeado pelo rei primeiro alcaide-mor do castelo e das terras do Almonda.
Estavam, assim, criadas as condições para que a jovem vila pudesse crescer em população e património, de acordo com os preceitos e regimentos do segundo rei de Portugal.
É este o cenário que a edição de 2015 das Memórias da História pretendeu desenhar através de momentos de recriação histórica, atividades lúdicas, performances musicais e teatrais que criam o ambiente certo para uma viagem única ao mundo medieval.
Veja as fotografias do evento na página das Memórias da História: https://www.facebook.com/memoriasdahistoriatorresnovas