
Vários clientes da ÁGUAS DO RIBATEJO assinaram contratos com empresas que, alegadamente, garantem o tratamento da água para consumo em suas casas, alegando “má qualidade da água abastecida pela AR e perigo para a saúde dos consumidores”.
Os clientes consideram-se enganados quando percebem que para além da compra dos equipamentos estão sujeitos ao pagamento de mensalidades para alegada monitorização e controlo da qualidade da água e manutenção dos sistemas de purificação. Alguns contratos custam milhares de euros aos clientes e alguns já procuraram ajuda junto da DECO e recorreram a advogados para tentar renunciar aos contratos.
As estratégias comerciais, alegadamente, recorrem a dados falsos sobre a qualidade da água que abastece os cerca de 150 mil habitantes dos concelhos de Almeirim, Alpiarça, Benavente, Coruche, Chamusca, Salvaterra de Magos e Torres Novas. Os vendedores fazem experiências com recurso a reagentes para alterar a tonalidade, sabor e aspeto da água e provocar o assentamento dos seus minerais, criando um cenário de medo entre os consumidores e potenciais compradores dos “equipamentos de purificação”
A ÁGUAS DO RIBATEJO (AR) garante, mais uma vez, que a água que distribui é de boa qualidade e totalmente segura para consumo humano, como atestam as cerca de 10 mil análises realizadas anualmente segundo o Plano de Controlo de Qualidade da Água em curso.
A AR, corroborando uma posição da Associação Portuguesa de Distribuição e Drenagem de Águas (APDA) reforçada pela Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos (ERSAR) reitera a sua preocupação sobre a utilização deste tipo de “purificadores da água”. A informação do regulador sobre esta matéria pode ser consultada no site da ERSAR em: http://www.ersar.pt/website/ViewContent.aspx?GenericContentId=699&SubFolderPath=&Section=Consumidores&FolderPath=%5CRoot%5CContents%5CSitio%5CConsumidores%5CPerguntasFrequentes%5CConsumidor_Qualidade e http://www.ersar.pt/website/ViewContent.aspx?GenericContentId=700&SubFolderPath=&Section=Consumidores&FolderPath=%5cRoot%5cContents%5cSitio%5cConsumidores%5cPerguntasFrequentes
Perante as suspeitas indiciadas nos métodos utilizados por algumas empresas vendedoras de sistemas de purificação da água, as autoridades competentes estão a investigar as denúncias de alguns consumidores e da AR junto do Ministério Público.
A ÁGUAS DO RIBATEJO está disponível para esclarecer os seus clientes e consumidores através dos seus contactos habituais:
Águas do Ribatejo EM, SA
Rua Gaspar Costa Ramalho, 38
2120-098 Salvaterra de Magos
Site: www.aguasdoribatejo.com
E.mail:
Telefone: 263509400
Salvaterra de Magos, 2 de julho de 2015