
A Câmara Municipal de Torres Novas adquiriu um dos doze moinhos da Pena, situados no alto da Serra de Aire e Candeeiros e que se repartem pelas freguesias de Assentis e Chancelaria, pelo valor de 22 mil euros. A aquisição tinha sido aprovada na reunião de câmara de 10 de dezembro, com os votos favoráveis do PS, PSD e CDU, e abstenção do BE. A escritura do imóvel foi efetuada hoje.
O objetivo do município passa por reabilitar e valorizar um destes moinhos, que se destacam pelo seu enquadramento paisagístico e pelas histórias vivas do que foi o potencial económico deste local no passado, promovendo no futuro visitas turísticas e culturais, com especial atenção aos alunos do concelho.
Este conjunto de doze moinhos de vento salienta-se pela excelência do enquadramento paisagístico. A moagem artesanal foi determinante nesta região, pois constituiu uma forma melhorada de vida para os que direta ou indiretamente dela tiravam proveito económico. Dada a sua antiguidade, é difícil determinar com precisão a origem histórica da atividade dos moinhos.
Em 1965 os moinhos da Pena cessaram o seu funcionamento sendo o mesmo retomado em 1991, ao abrigo do programa de financiamento comunitário para o meio rural LEADER I, tendo vários particulares recuperado moinhos para fins turísticos e destinados a alojamento e mostra ao vivo, mas sem grande sucesso ao nível da promoção.