Planos em Elaboração
A revisão dos planos municipais de ordenamento do território decorre da necessidade de adequação à evolução, a médio e longo prazos, das condições económicas, sociais, culturais e ambientais que determinaram a respectiva elaboração, tendo em conta os relatórios de avaliação da sua execução.
Revisão do PDM
Revisão do PDM
A Revisão do Plano Diretor Municipal de Torres Novas (RPDMTN) decorre da necessidade de adequação à evolução, a médio e longo prazo, das condições ambientais, económicas, sociais e culturais, que determinaram a respetiva elaboração, tendo em conta os relatórios sobre o estado do ordenamento do território, e de situações de suspensão do plano e da necessidade da sua adequação à prossecução dos interesses públicos que a determinaram (n.º 2 do Art.º 124.º do Regime Jurídico dos Instrumentos de Gestão Territorial - RJIGT).
Por deliberação da Câmara Municipal de Torres Novas de 9 de abril de 2025 foi entendido proceder-se, nos termos do n.º 1 e 2 do artigo 89.º do RJIGT, à abertura do período de discussão pública, estipulando para o efeito um prazo de 40 dias úteis, contados a partir do 5º dia útil a seguir à publicação do respetivo aviso no Diário da República (Aviso n.º 11676/2025/2).
O período de discussão pública decorreu de 15 de maio a 14 de julho de 2025, podendo ser consultados em https://sig.cm-torresnovas.pt/Html5Viewer/index.html?viewer=PDM_Discussao_Publica.Plano_Director_Municipal_-_Reviso todos os elementos que constituem o plano e que foram submetidos à reunião de câmara de 9 de abril de 2025.
Os documentos relativos ao período de discussão pública estão também disponíveis para consulta no Departamento de Urbanismo, durante o horário de expediente (dias úteis, das 9h30 às 15h30), preferencialmente mediante marcação através do telefone: 249839430, tecla 4, ou do e-mail:
Planos de Pormenor
Estudos
Riscos Naturais, Mistos e Tecnológicos
Entre os anos de 2011 e 2012 foram desenvolvidos estudos de avaliação de riscos no concelho de Torres Novas. O trabalho foi desenvolvido pelo Centro de Estudos de Geografia e Ordenamento do Território – Universidade de Coimbra (CEGOT-UC) e os serviços municipais.
A avaliação de risco foi dividida nos seguintes volumes:
Risco de cheias e inundações |
Riscos geomorfológicos |
Risco de ondas de calor e ondas de frio |
Riscos tecnológicos |
Esta informação serviu de base à parte de caracterização de riscos do Plano Municipal de Emergência e Proteção Civil de Torres Novas, de 2015, e está incorporada no processo de revisão do PDM.
Caracterização de Habitats
Tendo em vista um melhor conhecimento do corredor ecológico do rio Almonda, a Universidade de Trás os Montes (UTAD) com os seus laboratórios de ecologia aplicada, ecologia fluvial e Jardim botânico, promoveu um levantamento dos habitats e das espécies presentes neste corredor. Este é um documento fundamental para iniciar uma política integrada de preservação dos valores naturais e do ambiente, basilar para a própria estratégia de desenvolvimento sustentável do território.
1º Relatório Técnico "Levantamento e Caracterização de Habitats e Biodiversidade do rio Almonda" |
Zonas de Atividades Económicas
A indústria torrejana apresenta algumas grandes unidades produtivas que acompanham a tradição de especialização nos sectores do papel, metalurgia e alimentação. Nos últimos anos destacaram-se novos sectores de actividade como a gestão de resíduos e a logística que capitalizaram o grande corredor logístico associado ao nó A1/A23, que liga o eixo Porto-Lisboa ao Portugal-Espanha.
Alinhado com a região e o resto do país Torres Novas apresenta uma prevalência das actividades terciárias, de comércio e serviços com um tecido empresarial dominado pelas unidades de pequena e micro dimensão.
O aumento e a especialização da prestação de serviços, tal como a transformação das tipologias de comércio alteraram a relação entre as empresas e o consumidor, com o aumento da presença de superfícies comerciais de média dimensão.
O tecido empresarial distribui-se com fortes valências de comércio e serviços em contexto urbano e valências industriais, logísticas e de produção primária em solo rural.
Mais informação:
- Gabinete de Estratégia e Estudos
- http://www.gee.min-economia.pt/