Contactos
Tel: (+351) 249 839 430
geral@cm-torresnovas.pt

Exposição de longa duração que exibe, após um cuidadoso trabalho de recuperação, as máquinas da antiga Central do Caldeirão, bem como conteúdos referentes aos seus trabalhadores.
Inaugurado em 1 de maio de 2023, este núcleo museológico é fruto da recuperação da antiga Central hidroelétrica de Torres Novas, que teve um período de funcionamento entre 1923 e 1984.
A fase inicial da Central do Caldeirão contou com o industrial José Manuel Ferreira (1874 –1948) a liderar o processo de aquisição de maquinismos e o processo de produção.
A partir de meados da década de 1930 foi constituída uma empresa por quotas, a Empresa Industrial de Electricidade do Almonda, que até 1984, foi a responsável pela gestão, produção e a distribuição de energia elétrica na cidade e no Concelho de Torres Novas.
Pela Central passaram mais de 150 trabalhadores, entre eletricistas, maquinistas, pessoal administrativo, serventes, serralheiros, pessoal técnico e da manutenção, atendimento e cobrança.
Data | 27/09/2025 16:00 pm |
Local do Evento | rua do Caldeirão |
Município | Torres Novas |
Tel: (+351) 249 839 430
geral@cm-torresnovas.pt