Inauguração de espaços de cidadão no concelho

Foram inaugurados, no dia 28 de setembro, os Espaços do Cidadão de Assentis, Brogueira, Pedrógão e Zibreira, que funcionam no edifício da respetiva junta de freguesia, reunindo num único balcão serviços de diferentes entidades, complementando a rede de Lojas do Cidadão e permitindo servir melhor o cidadão, de forma mais rápida e próxima, evitando deslocações à cidade. Todos os espaços foram adaptados para assegurar o acesso a pessoas com mobilidade reduzida.

Nestes novos balcões o utilizador pode, por exemplo, renovar o Cartão do Cidadão ou alterar a morada, tratar da Carta de Condução, solicitar nova senha ou uma caderneta predial junto da Autoridade Tributária, apresentar despesas junto da ADSE, tratar de assuntos relativos a emprego e formação profissional, solicitar o Cartão Europeu de Seguro de Doença ou realizar os serviços e-fatura, entre muitos outros.

Os serviços a disponibilizar incluem: ADSE; Caixa Geral de Aposentações; Segurança Social; Portal do Cidadão; Direção Geral do Consumidor; Serviço de Estrangeiros e Fronteiras; Instituto da Mobilidade Terrestre; Autoridade para as Condições de Trabalho; Inspeção-geral das Atividades Culturais; Direção Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas; Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana e serviços partilhados do Ministério da Saúde.

Estes espaços vêm juntar-se ao EC de Chancelaria, que foi inaugurado no passado dia 8 de julho, sendo a gestão dos mesmos partilhada pelo município e pela AMA – Agência para a Modernização Administrativa.

O presidente da Câmara destacou o facto de os cidadãos poderem agora aceder aos serviços digitais disponibilizados pela Administração Central, “sem precisarem de sair do local de residência”, proporcionando também, esta descentralização, “uma diminuição no tempo de espera para atendimento”, já que os serviços deixam de estar concentrados num só local. Este modelo permite ainda promover a literacia digital por via do apoio assistido na prestação dos serviços públicos digitais, “cabendo aos funcionários destacados para o efeito esse acompanhamento de proximidade”.