Reabilitação dos fogos do Bairro da Calçada António Nunes

Na reunião camarária de 26 de novembro, foi aprovado por unanimidade o anteprojeto para a Reabilitação dos Fogos de Habitação Social do Bairro da Calçada António Nunes. Composto por 10 habitações inseridas num terreno com 1536 m2, as edificações encontram-se na generalidade bastante degradadas, tratando-se de um bairro cuja construção inicial data de 1955 e que, ao longo dos anos, foi sofrendo alterações promovidas pelos residentes. As áreas de construção por fogo situam-se entre os 36 e os 84 m2, sendo a sua maioria T0.

O espaço exterior também não se encontra cuidado, pretendendo-se substituir todas as redes gerais e repavimentar, com melhores condições de acesso e interligação entre as diferentes cotas, através da criação de dois espaços de lazer/jardim, um na zona superior que irá ter acesso pedonal pela Calçada das Mestras e outro na zona de entrada pela Calçada António Nunes com inclusão de lugares de estacionamento.

Nos edifícios a requalificação/reabilitação será profunda, havendo reconstrução das habitações, mantendo apenas a fachada da frente com pequenos ajustes com o objetivo principal de promover melhores condições de salubridade e habitabilidade.

A estimativa orçamental para intervenção é de 569.062,50 euros, mais IVA à taxa legal em vigor.

Este anteprojeto será submetido a candidatura no âmbito da prioridade de investimento 9.8 - comunidades desfavorecidas em zonas urbanas e rurais - inscrita no Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano do concelho de Torres Novas, sendo uma das ações previstas referente ao PAICD - Plano de Ação Integrado nas Comunidades Desfavorecidas.