Câmara aprovou orçamento para 2020 de quase 38 milhões de euros

O executivo municipal aprovou por maioria, com a abstenção do PSD e o voto contra do BE, em reunião extraordinária, a proposta de Orçamento Municipal e as Grandes Opções do Plano para o ano de 2020. Os documentos serão submetidos à Assembleia Municipal para apreciação.

Tendo como objetivos estratégicos a reabilitação e valorização dos centros históricos, a atração de empresas e criação de emprego, a aposta numa rede escolar de excelência, o reforço do serviço de saúde, da rede social, da proteção civil e da valorização ambiental, a dinamização da ação cultural e desportiva, com vista à melhoria da qualidade dos serviços prestados, o montante total orçamentado para 2020 é de 37 971 385 euros, mais 4 204 871 euros que em 2019, sustentado sobretudo pela receita corrente.

Para o equilíbrio financeiro alcançado, traduzido num saldo de 3 088 858 euros, importa realçar a redução progressiva do saldo dos empréstimos contraídos obtida nos últimos anos, atingindo-se em 2020 o montante histórico de 11 830 238 euros.

De destacar as obras de reabilitação em curso no centro histórico, cuja dinâmica já é visível, quer por intervenção do município, quer de particulares, beneficiando dos apoios existentes. As intervenções da 1.ª fase do PEDU estão, também, a avançar, havendo empreitadas já em curso, adjudicadas, em fase de concurso público ou pendentes de visto do Tribunal de Contas, prevendo-se que o ano de 2020 seja um ano forte para a concretização das mesmas.

No âmbito da criação de emprego, as zonas industriais de Torres Novas e Riachos serão a grande aposta para os próximos anos, com valores significativos garantidos por via de empréstimos já deliberados.

Integradas na melhoria da rede escolar, estão, em curso, a obra do Centro Escolar de Santa Maria e, em fase de visto, a reabilitação da Escola Maria Lamas, a juntar aos investimentos expressivos ao nível de equipamentos escolares e, em termos imateriais, ao projeto PEDIME que visa reduzir o abandono escolar precoce.

Ao nível do reforço do serviço de saúde, realce para a obra de reabilitação e ampliação do Centro de Saúde, com concurso público a lançar brevemente, para a reinstalação da USF Cardilium e para a aquisição em curso de equipamentos de saúde oral.

O município tem vindo a reconhecer cada vez mais as suas responsabilidades em matéria de proteção civil, assumindo os custos totais da obra de requalificação e ampliação do novo quartel dos bombeiros e alargando a abrangência dos apoios habituais, incluindo a aquisição de uma autoescada e a assunção dos encargos com os trabalhos a mais da recente obra do quartel, que apontam para cerca de 175 mil euros.

A continuidade dos trabalhos de limpeza do rio Almonda, a melhoria do sistema de recolha de resíduos recicláveis, a criação do lugar de guarda-rios, as ações de sensibilização junto da população e a parceria permanente com a empresa intermunicipal Águas do Ribatejo, com investimentos relevantes na cidade e concelho, espelham o caminho que tem vindo a ser traçado no âmbito da valorização ambiental.

Por fim, a dinamização da ação cultural e desportiva expressa-se num reforço ímpar dos subsídios ao associativismo no atual mandato, aliado à previsão de investimentos de vulto em obras e equipamentos, salientando-se, ainda, o apoio a prestar à Junta de Freguesia de Riachos para as obras de reabilitação da Casa do Povo/Casa da Cultura.