Plano Operacional Municipal (POM) para 2018

Foi aprovado em reunião da Comissão Municipal de Defesa da Floresta Contra Incêndios o Plano Operacional Municipal (POM) para o ano 2018, referente ao Plano Municipal de Defesa da Floresta Contra Incêndios (PMDFCI) em vigor. A reunião teve lugar no dia 3 de maio, na sala de sessões dos Paços do Concelho e pretendeu avaliar e definir os meios envolvidos na prevenção, deteção, combate e rescaldo a incêndios florestais por cada entidade interveniente no processo, as suas áreas de intervenção, bem como os locais estratégicos de posicionamento.

O POM foi elaborado de modo a potenciar a capacidade de resposta face a uma emergência, através de uma articulação eficaz e coordenada entre as várias entidades (corpo de bombeiros, GNR, PSP, PJ, ICNF, CDOS Santarém, forças armadas, indústrias florestais – AFOCELCA, juntas de freguesia, etc.) reduzindo os prejuízos causados pelos incêndios florestais. No plano são descritos os procedimentos a adotar por cada entidade, as suas áreas de intervenção, locais estratégicos de posicionamento, entre outros, em cada nível de empenhamento operacional do dispositivo. Pretende-se, deste modo, contribuir para que a capacidade de resposta face a uma emergência, provocada por um incêndio florestal, seja mais rápida e mais eficaz e que todos os intervenientes se encontrem articulados e coordenados em todas as situações.

A reunião foi presidida pelo presidente da Câmara Municipal, Pedro Ferreira, tendo também sido representada pelo vereador responsável pelo pelouro do ambiente, Carlos Ramos. O apoio técnico e administrativo foi proporcionado pela adjunta do gabinete de apoio a presidência, Sónia Sousa, pelo Serviço Municipal de Proteção Civil e pelo Gabinete Técnico Florestal.