CMTN aprova apoio na cultura, desporto, a bandas e ranchos

FotorCreated

CMTN aprova apoios na cultura e no desporto | Foi aprovada por unanimidade na reunião de câmara de ontem a distribuição de apoios pelas associações que se candidataram a investimentos na aquisição de equipamentos nas áreas da cultura e do desporto, de acordo com o Regulamento Municipal de apoio ao Associativismo.

A deliberação inclui a atribuição de verbas na área da cultura: 3334€ à Sociedade Filarmónica Lealdade União Ribeirense para apoio à aquisição de uma trompa, um saxofone barítono, um saxofone alto e um clarinete; 166€ ao Teatro da Meia Via – associação cultura para apoio à aquisição de intercomunicadores e de um projetor.

Na área do desporto foi aprovada a atribuição dos seguintes montantes: 440€ ao Clube de Judo de Riachos para aquisição de 15 tapetes tatamis; 560€ à Sociedade Columbófila Torrejana para sistema para pombal, acrescidos de mais 500€ para aquisição de computador.

Apoio à utilização de instalações desportivas no valor de quase 200 mil euros | Foi ontem aprovada por unanimidade pelo executivo municipal a proposta de apoio à utilização de instalações desportivas por parte dos clubes do concelho que para esse fim entregaram as suas candidaturas.

O apoio logístico para 2017 foi atribuído aos seguintes clubes desportivos:

• Clube Atlético Riachense (Pavilhão Municipal em Riachos para todos os escalões de patinagem) . Apoio logístico no valor de 3282,80€.

• Clube Desportivo de Torres Novas (Palácio dos Desportos para prática de patinagem, karaté e basquetebol; Estádio Municipal Dr. Alves Vieira para futebol juvenil e sénior). Apoio logístico no valor de 127 854,00€.

• Clube de Judo (Palácio dos Desportos). Apoio logístico no valor de 5791,20€.

• Clube de Natação de Torres Novas (Piscinas Municipais Fernando Cunha para todos os escalões de natação e natação sincronizada). Apoio logístico no valor de 15 108,48€

• Clube de Ténis de Torres Novas (campos de ténis municipais para todos os escalões). Apoio logístico no valor 6730,56€.

• Laranja Mecânica Futsal Clube (Pavilhão da Escola secundária Artur Gonçalves para futsal). Apoio logístico no valor de 2716,80€.

• Núcleo Sportinguista em Torres Novas (Pavilhão ESAG para futsal e pista de atletismo do Estádio Municipal). Apoio logístico no valor de 3249,60€.

• Organismo Autónomo de Basquetebol do Clube Desportivo de Torres Novas (Pavilhão da ESAG e Palácio dos Desportos). Apoio logístico no valor de 9020,80€.

• Team Target (Palácio dos Desportos para todos os escalões do tiro com arco). Apoio logístico no valor de 1888€.

• União Desportiva e Recreativa da Zona Alta (Pavilhão da ESAG, Palácio dos Desportos, Ginásio Municipal, Pista de Atletismo para andebol, karaté, yoga, tiro com arco, basquetebol, ginástica, atletismo). Apoio logístico no valor de  20 696€.

Aumento do apoio institucional a bandas, ranchos e similares | Foi aprovado por unanimidade o aumento do apoio institucional para bandas, ranchos e similares em 2017.

Para as bandas, que se confrontam com numerosas despesas com professores, manutenção dos instrumentos musicais e das fardas, saídas para atuações, etc. e Choral Phydellius (que no próximo ano celebra 60 anos de existência), o apoio mensal passe a ser de 350 euros. Recorde-se que este apoio foi dado especificamente a agrupamentos com uma já longa história no ensino da música ou do folclore, mas que,  simultaneamente, constituem baluartes da nossa identidade local.

No caso dos ranchos folclóricos do concelho o apoio mensal passa a ser de 250 euros.