UNESCO aprova alargamento da Reserva do Paúl do Boquilobo

A decisão da UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura) foi tomada sábado, dia 19 de março, em Lima, no Peru. Foi aceite o alargamento do território classificado da Reserva Natural do Paúl do Boquilobo que passa agora a integrar também o município de Torres Novas. As freguesias incluídas são Riachos, Brogueira (Torres Novas), Pombalinho, Golegã e Azinhaga (Golegã). Foi ainda renovado o título de Reserva Mundial da Biosfera da UNESCO, existindo em Portugal apenas dez reservas com esta distinção.

As Reservas da Biosfera são áreas classificadas, representativas dos principais ecossistemas mundiais (terrestres, marinhos e costeiros). Trata-se de territórios promotores de um desenvolvimento sustentável, com base na ciência e nos esforços das comunidades locais, contribuindo para a redução da perda da biodiversidade, a partir de uma abordagem científica, ambiental, social e de desenvolvimento.

Situada entre os concelhos de Torres Novas e da Golegã, a Reserva Natural do Paúl do Boquilobo integra a Rede Mundial de Reservas da Biosfera desde 1981, tendo sido a primeira a nível nacional. Espera-se que esta distinção possibilite um plano de ação conjunto que vise sobretudo conciliar a conservação e preservação da natureza com a atividade humana, assente numa estratégia de desenvolvimento económico sustentável destas regiões, envolvendo de forma ativa as populações locais.

Na sequência desta notícia, o presidente da Câmara Municipal de Torres Novas, Pedro Ferreira, salientou que esta renovação é um “orgulho”, depois dum período de “mau tratamento” do Paúl. “Estávamos na expetativa” da aceitação do alargamento por parte da UNESCO, sublinhando esta classificação como um “desafio” para os municípios e freguesias envolvidas, que permitirá potenciar o espaço, não só a nível ecológico mas também económico. “Queremos tirar partido dos programas comunitários e de novas possibilidades de desenvolvimento”.

Paul Boquilobo 5Paul Boquilobo 8Paul Boquilobo 10Paul Boquilobo 70