Município implementa nova ferramenta de gestão documental

SistemaAIRC

O Município de Torres Novas está a dar mais um passo na modernização administrativa com a implementação da solução de gestão documental. A nova solução permitirá à autarquia dar um salto qualitativo significativo, nomeadamente na prestação de serviços ao cidadão, através do aumento da rapidez da comunicação interna, da promoção da eficiência dos serviços prestados e da consequente redução dos custos de contexto.

Permite ainda desmaterializar de forma mais eficiente toda a documentação possibilitando a gestão global e eficaz dos processos, com o rápido acesso eletrónico a todos os conteúdos documentais e reduzindo custos com a desmaterialização dos suportes físicos tradicionais. Serão ainda adotadas novas metodologias digitais, como a assinatura digital com Cartão de Cidadão, e a disponibilização de serviços de atendimento eletrónico na internet.

Esta ação resulta de um concurso internacional desenvolvido pela Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo com o objetivo de reestruturar as infraestruturas tecnológicas existentes a nível municipal e intermunicipal, implementar apoio tecnológico atualizado ao nível dos equipamentos, potenciar serviços partilhados e desenvolver um modelo de gestão assente em economias de escala.

Pretende-se a homogeneização da prestação de serviços entre municípios do Médio Tejo no sentido de facilitar o acesso dos cidadãos e das empresas aos serviços públicos da região. Para tal, pretende-se adotar uma solução comum, uniformizando as aplicações informáticas nos municípios na região.