x

Munícipe

Passeios de BTT

O Município de Torres Novas vai promover, ao longo do ano 2022, um conjunto de passeios BTT no concelho com o objetivo de que os participantes partam à descoberta do património natural e turístico do concelho de Torres Novas através da promoção de atividade física.

 

Os percursos serão devidamente sinalizados e organização recomenda aos participantes que utilizem, durante toda a prova, telemóvel com autonomia e um reservatório de água com quantidade suficiente para garantir a hidratação na deslocação.

 

Continuar... Passeios de BTT

Férias Desportivas de Verão

O Município de Torres Novas promove, de 5 a 30 de agosto, o projeto Férias Desportivas de Verão, destinado a jovens dos 12 aos 16 anos.

 

As Férias Desportivas de Verão incluem diversas atividades como natação, canoagem, jogos de equipa, caminhadas, ginásio e saídas para o exterior para visitas a praias. O programa inclui ainda atividades lúdicas e culturais como oficinas na biblioteca municipal e sessões de cinema.

 

As atividades irão decorrer nas Piscinas Municipais Fernando Cunha mediante o número mínimo de 10 inscritos.

Continuar... Férias Desportivas de Verão

Caminhadas

 

Sendo as Caminhadas um desporto acessível a todos, são cada vez mais aqueles que procuram uma atividade física ajustada às suas capacidades e, nos dias que correm, é cada vez mais frequente ver-se grupos de caminhantes que, para além de praticarem desporto, convivem salutarmente. É intenção do município aliar-se a esta proeminente cultura desportiva, contribuindo para a divulgação de fantásticas rotas no território concelhio, contribuindo deste modo para o bem-estar da população.

Continuar... Caminhadas

Senior Ativo

Visando difundir a prática desportiva junto da população sénior do concelho, o Município de Torres Novas promove a iniciativa “Sou Sénior Ativo” oferecendo aulas de ginástica aos residentes com mais de 55 anos. As aulas decorrem, semanalmente, em cada uma das freguesias, sendo necessário um mínimo de oito inscritos. A participação é gratuita, sujeita a inscrição prévia nas piscinas municipais e nas juntas de freguesia, e as aulas têm a duração aproximada de uma hora.

Continuar... Senior Ativo

Gala do Desporto

A gala do desporto assinala o reconhecimento público do Município de Torres Novas a atletas, equipas, dirigentes desportivos, treinadores e outras pessoas que se tenham distinguido no Desporto concelhio, num passado recente ou ao longo de uma carreira, como praticantes de modalidades ou como promotores da atividade física e desportiva. Consubstanciando-se na atribuição de prémios e na realização de homenagens, a gala visa, essencialmente, festejar o desporto: as suas conquistas, as suas glórias, mas também o trabalho diário dos clubes e associações que tornam possível a um número vasto de pessoas, de todas as idades, a prática da atividade física e a busca de um modo de vida mais saudável.

Continuar... Gala do Desporto

Corrida de São Silvestre

Corrida de São Silvestre 2021 . 18 de dezembro CANCELADA

 

Continuar... Corrida de São Silvestre

Centro Municipal de Marcha e Corrida

AVISO //  Início da época 2021-2022 a 6 de setembro

Este centro, inserido no Programa Nacional de Marcha e Corrida, é promovido pelo Instituto do Desporto e Juventude de Portugal, pela Federação Portuguesa de Atletismo e pela Faculdade de Desporto da Universidade do Porto.

Continuar... Centro Municipal de Marcha e Corrida

Trail do Almonda

O Trail do Almonda é uma prova que se iniciou em 2010 e que conta anualmente com centenas de praticantes oriundos de todo o país. Esta prova visa reunir num único evento amantes da natureza e do desporto em lugar privilegiado, no nosso caso, a majestosa Serra d’Aire, o verdadeiro coração e o deslumbre da nossa prova.

Continuar... Trail do Almonda

Atividades outdoor

As atividades desenvolvidas com regularidade no Cabeço das Pias dirigem-se a todos aqueles que sentem verdadeira paixão pelo Outdoor. 

Continuar... Atividades outdoor

Atividades aquáticas

- HIDROGINÁSTICA

Esta atividade destina-se a todas as pessoas sem limite de idade, que através da ginástica na água queiram melhorar ou recuperar a sua condição física. Trata-se de uma ginástica no meio líquido, utilizando a água como redutor da ação da gravidade. Reduz o risco de lesões e permite a reabilitação de pessoas com algumas restrições ao exercício de sobrecarga vertical (lombalgias, artrose, reumatismo, etc.), e visa ainda o fortalecimento muscular localizado e o condicionamento físico geral, cardiovascular e respiratório. A água é uma fonte inesgotável de alegria e saúde e, através de exercícios simples ou complexos, isolados ou combinados, aliados à música, provoca uma sensação de alegria e bem-estar. Com esta atividade, todos os que querem divertir-se e fazer desporto podem fazê-lo sem grandes condicionalismos!

Continuar... Atividades aquáticas

Atividades de fitness

- GAP

Três letras que significam definição de músculos e queima de gorduras, especialmente nas regiões alvo. Uma aula de ginástica localizada, em que a tonificação muscular é focada nos 3 grupos musculares: Glúteos, Abdómen e Pernas. Os exercícios são realizados em sincronia com a música seguindo a orientação do professor com recurso a tornozeleiras e ao peso do próprio corpo. As cargas variam de acordo com o objetivo de cada aluno. São queimadas cerca de 300 calorias durante uma aula de GAP através de exercícios que visam a melhoria da resistência geral, equilíbrio, força, flexibilidade e ritmo dos praticantes

 

- LOCALIZADA

Aula constituída por sessões de exercícios de resistência muscular localizada. Utilizam-se vários instrumentos para poder tonificar todo o corpo.  

 

- STEP

É uma aula com uma forte componente musical, contribuindo para uma estimulação física e psíquica através de exercícios aeróbicos coreografados no step (em português, degrau). Nas nossas aulas temos dois níveis distintos de dificuldade: o nível introdutório/iniciado e o nível intermédio/avançado. Nestas aulas, com a duração de cerca de 45m, as coreografias incluem uma constante subida e descida da plataforma, o que faz aumentar a intensidade da aula tornando-a num excelente treino cardiovascular. Uma das características mais benéficas desta modalidade é o impacto sobre o sistema osteoarticular que permite melhorar a densidade mineral-óssea e a estabilidade das articulações, prevenindo assim o aparecimento de algumas doenças resultantes da idade e da menopausa. Esta modalidade exige também uma boa coordenação motora e orientação espacial, e torna-se um verdadeiro desafio quando se variam as formas de utilizar o step ou utilizar mais do que 1 step por pessoa.

 

- POWER

Aula que se traduz num programa de treino de força e resistência, onde se utiliza uma barra com discos de vários pesos ao som de música estimulante. Esta modalidade está inteligentemente desenhada para oferecer 4 formatos de aula, sendo que, cada formato treina e combina os grupos musculares de diferentes maneiras, permitindo alcançar diferentes objetivos em cada aula: Força, Resistência, Tonificação e Queima de gorduras.

 

- CROSS TRAINING

Treino concentrado de curta duração e alto rendimento. Ideal para quem pretende queimar gorduras e tonificar. O Cross é uma aula de 30 minutos que engloba um conjunto consecutivo de exercícios, executados com um intervalo de tempo reduzido/mínimo entre eles. Geralmente são utilizados um ou mais exercícios para cada grupo muscular, de forma alternada. O circuit training está longe de ser uma aula monótona, e poderá queimar em média de 400 a 600 calorias.

Principais vantagens:

• Aula variada e, como tal, indicada para quem quer prevenir a monotonia;

• Apresenta um grande volume de treino num curto espaço de tempo;

• Promove a melhoria da condição física geral, assim como uma maior perda calórica e tonificação devido ao tempo de descanso reduzido e consequente aumento do metabolismo.

Esta aula traduz-se numa mistura entre aparelhos de musculação e exercícios aeróbios O número de aparelhos (aqui chamados de estações) utilizados varia de acordo com a combinação usada pelo professor e com os seus objetivos de treino. A coincidência, no entanto, vai agradar: por vezes basta menos de um minuto em cada estação para alcançar resultados. Bom para poupar tempo O treino em circuito é ideal para quem não tem muito tempo. O circuit training é uma forma de treino que possibilita um gasto alto de calorias num curto espaço de tempo. Isso acontece porque a intensidade dos exercícios é alta e não há intervalo para descanso. Combina exercícios aeróbios e neuromusculares Além de trabalhar todas as regiões do corpo, o circuito também permite que sejam feitos dois tipos de exercícios: os aeróbios e os neuromusculares. Os circuitos são eficientes porque essa é a melhor combinação para queimar calorias tanto durante o exercício quanto depois dele. Isso acontece porque, para recuperar as microlesões causadas pelo exercício neuromuscular, o corpo continua a queimar calorias enquanto repousa. É também neste processo que a massa muscular aumenta. Traz resultados em curto prazo Se o objetivo for emagrecer e aumentar o tónus muscular, o circuito promete trazer resultados rápidos. Este tipo de treino mantém a frequência cardíaca elevada, e trabalha o corpo todo com um risco reduzido de lesões. Dependendo da disciplina do aluno, é possível perder até 600 calorias por aula e os resultados começam a aparecer em média após 45 dias. É altamente motivador Uma das palavras-chave deste treino é o dinamismo, o que traz mais motivação para o aluno. Além de ser muito dinâmico e rápido, o circuito promove a interação entre aluno e o professor, formando um ciclo de amizades. Dificulta a monotonia Treinar em circuito significa ter ao seu dispor uma série que não deixa que a monotonia se instale, porque se varia a ordem dos exercícios. É possível incluir ou retirar exercícios, aumentar a intensidade ou a frequência de repetições.  

 

- ZUMBA

É uma aula de fitness dançada, inspirada em movimentos e músicas latinas e internacionais que criam um sistema de fitness dinâmico, excitante e efetivo. A Zumba integra alguns dos princípios básicos de aeróbica, treino intervalado e de resistência, maximizando a queima de calorias, os benefícios cardiovasculares e com tonificação total do corpo. O nome desta modalidade de fitness provem da palavra "rumba", que significa "festa" para os colombianos. Foi criada no final dos anos 90 pelo bailarino e coreógrafo colombiano Alberto "Beto" Perez, que ao reparar no sucesso que a sua aula tinha com esta mistura de ritmos, decidiu dá-la a conhecer ao resto do mundo. Hoje em dia converteu-se numa modalidade muito popular para perder peso e divertida. Está destinada a pessoas de qualquer idade, sexo e forma física, sendo que o único requisito é ter algum sentido de ritmo e vontade de se divertir.

 

- TRX

O TRX é caracterizado como treino em suspensão. Um equipamento que permite efetuar um trabalho muscular simples, eficaz e intenso. Está assegurada a garantia de um treino desafiante e diferente do que está habituado, onde pode impor o seu próprio limite. Considerado um dos mais eficientes métodos de trabalho físico funcional, o suspension training, também conhecido como TRX ou Pilates Suspenso, é um sistema completo de treino que faz uso do peso corporal, permitindo centenas de exercícios. Uma das grandes vantagens é poder ser realizado por pessoas de todos os níveis de habilidade e condição física. Esta técnica foi criada na Marinha dos EUA, podendo realizar de forma segura centenas de exercícios de forma a desenvolver a força, potência, flexibilidade e equilíbrio. Aumenta a performance em atividades desportivas como corrida e ciclismo, a coordenação e auxilia a evitar lesões. Em resumo, o Pilates Suspenso ou TRX, oferece uma série de benefícios, como a melhoria da estabilidade do core (unidade integrada de músculos que mantêm a coluna alinhada durante todos os movimentos, prevenindo lesões), aumento da flexibilidade, força e equilíbrio, fortalecimento da musculatura e articulações, além de melhorar a postura. O TRX envolve trabalho numa posição de suspensão contra a gravidade onde o peso do corpo é a resistência. Trata-se de uma ferramenta portátil diferente, volátil e que permite fazer um trabalho diferenciado ao nível do estímulo proposto e é um treino de performance integrada, utilizando múltiplos exercícios com múltiplos materiais. Esta nova modalidade de fitness é diferente das máquinas de musculação, na medida em que permite um trabalho mais funcional, que exige mais trabalho de coordenação e desafios de estabilização, treina e reporta benefícios em todo o corpo.  

 

- YOGA

É a transformação da consciência humana em consciência divina. É uma filosofia prática que permite ao ser humano acordar de seu sono e vivenciar a felicidade permanente que ele é. O ser humano, não percebendo que ele próprio já é a felicidade, busca incessantemente essa felicidade fora de si, nos objetos externos. Mais cedo ou mais tarde, percebe que a causa do seu sofrimento está na limitação de sua mente, e que a felicidade não é encontrada fora, mas em cada momento em que está consigo mesmo, sem desejos, sem pensamentos, em paz.  

  

- CIRCUIT TRAINNING

É uma aula com exercícios em circuito que trabalha isoladamente os vários grupos musculares e inclusive tem treino cardiorespiratorio, aula muito completa e com um grau de exigência física elevado.

 

- ABS 30min

Aulas de 30 minutos que trabalham diferentes tipos de abdominais. A aula de ABS foi criada e direcionada para o fortalecimento e a definição da musculatura abdominal. Ela foi elaborada para trabalhar a musculatura com alta intensidade, permitindo que os benefícios ocorram rapidamente.

 

  

 

pdf   Preçário e horários - Época 2022/23

 

Horário da época 2022/2023

Turrisestudio 2022 23

 

 

Gabinete de Avaliação Física

 

O Gabinete de Avaliação Física presta um serviço de completo que consiste numa avaliação física inicial, com a prescrição de exercício em função dos resultados, e controlo dos seus objetivos, através de acompanhamento técnico personalizado sempre a pensar em si.

 

Após a realização da avaliação física, é elaborado um programa de treino consciente em função dos seus objetivos e necessidades, ajustado à sua condição física atual, através de um relatório detalhado sobre o seu estado físico, sugerindo a frequência e intensidade ideal das atividades indicadas para os seus objetivos.

 

Este gabinete funcionará nas Piscinas Municipais Fernando Cunha, às terças e quintas das 16h às 18h e às quartas e sextas das 10h às 12h, sendo necessária inscrição prévia na receção das Piscinais ou, preferencialmente, através de contacto telefónico para o 249 839 170.

 

Marque a sua avaliação

 

Para mais informações pode contactar através do email Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

 

| Agenda

| Notícias

sabia que

 

Com o seu cartão de leitor da Biblioteca tem acesso gratuito a mais de 7000 jornais e revistas no PressReader?

 

Saiba mais [+]

Os cookies ajudam ao correto funcionamento deste sítio.Ao utilizar os nossos serviços, concorda com a sua utilização. Politica de privacidade. .

Aceitar utilização de cookies
Politica de cookies