Munícipe

Protocolo para Implementação de consultas de saúde oral no SNS

foto1

No dia 18 de setembro, na cerimónia "Saúde Oral para Todos", que decorreu no Centro Cultural de Belém, o Município de Torres Novas, representado pelo Presidente da Câmara Municipal, Pedro Ferreira, assinou um protocolo de colaboração com a Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo.

Continuar... Protocolo para Implementação de consultas de saúde oral no SNS

Primeiro Dia Aberto do GoFigoProdução

No dia 15 de setembro, o grupo operacional GoFigoProdução promoveu o seu 1º Dia Aberto. Num figueiral, em Adofreire, com vários participantes, debateu-se sobre o figo torrejano, com diversos momentos: O que é o projecto GoFigoProdução? (Michele Rosa – Rosagro - Sociedade Agrícola, Lda.); O que se está a fazer para melhorar a qualidade do Figo Preto de Torres Novas (Rui de Sousa – INIAV, I.P./ENFVN); Para que serve a análise de solos e de folhas das figueiras? (Cristina Oliveira – ISA); Como se analisa a qualidade do figo, caso prático (Claudia Sanchez – INIAV, I.P./ENFVN); A qualificação do Figo Preto de Torres Novas – um caminho em construção (Ana Soeiro – Qualifica oriGIn Portugal); Como pode a Paladin contribuir para o reconhecimento e valorização do Figo Preto de Torres Novas? (Olga Matias – Mendes Gonçalves).

 

Após serem abordadas estas temáticas, seguiram-se um momento de debate e degustação.

 

Em 2016, a Rosagro - sociedade agrícola, Lda., juntamente com a Esteiros Ribatejo, iniciou um projeto de recuperação do Figo Preto de Torres Novas e Figo Pingo Mel de Torres Novas. Formou-se um consórcio com diversos parceiros: Casal dos Cardos - sociedade agrícola, Lda.; Instituto Nacional Investigação Agrária e Veterinária (INIAV, I.P.); Instituto Superior de Agronomia de Lisboa (ISA); Qualifica oriGIn Portugal; Centro Operativo Tecnológico Hortofrutícola Nacional.

 

Resultou a apresentação de um projeto de financiamento, enquadrado na ação "Grupos Operacionais", da medida "Inovação", integrada na área de "Inovação e Conhecimento" do Programa de Desenvolvimento Rural do Continente (PDR 2020).

 

Os parceiros são as empresas Rosagro e Casal dos Cardos - sociedade agrícola, Lda. (produtores), o Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária (INIAV), a Associação Qualifica/oriGIn Portugal, o Centro Operativo Tecnológico Hortofrutícola Nacional (COTHN) e o Instituto Superior de Agronomia de Lisboa (ISA).

 

Este grupo operacional tem como objetivo melhorar a qualidade e produtividade dos figueirais através da modernização das técnicas utilizadas e da eficiente utilização do solo.

 

O grupo operacional GoFigoProdução assenta a sua atuação em quatro vetores principais: fertilização, coberto vegetal, poda e pragas.

 

O Município de Torres Novas apoiou este evento, marcando presença o presidente da Câmara Municipal de Torres Novas, Pedro Ferreira, que na abertura reforçou a importância do projeto para Torres Novas e para a afirmação de dois dos seus produtos endógenos de excelência, um deles único no mundo (Figo Preto de Torres Novas).

 

DiaAbertoGoFigoProducao 1DiaAbertoGoFigoProducao 3

Comemorações do Dia da Arma de Cavalaria

TN evocada

A convite do Chefe de Estado-Maior do Exército, o presidente da Câmara Municipal de Torres Novas esteve presente nas comemorações do Dia da Arma de Cavalaria e dos 311 anos do Regimento de Cavalaria 3 (RC3), cerimónia militar que decorreu em Vila Viçosa, no distrito de Évora, ontem, dia 16 de setembro, pelas 11 horas.

Continuar... Comemorações do Dia da Arma de Cavalaria

Novo Conselho Municipal de Turismo de Torres Novas

Na reunião camarária de 4 de setembro foi aprovada uma proposta de reformulação da constituição do Conselho Municipal de Turismo de Torres Novas (CMTTN). É uma entidade de âmbito municipal, sem personalidade jurídica, com funções de natureza consultiva que visa a promoção do desenvolvimento do turismo concelhio.

Continuar... Novo Conselho Municipal de Turismo de Torres Novas

Encerramento do Programa de Voluntariado Jovem

Voluntariado1

No dia 7 de setembro, os jovens voluntários que vigiaram parte do nosso património natural, nas últimas três semanas, receberam o presidente da Câmara Municipal, Pedro Ferreira, e o Vereador Carlos Ramos, bem como toda a equipa de técnicos de diversas áreas que os acompanhou nesta experiência.

Continuar... Encerramento do Programa de Voluntariado Jovem

Inscrições abertas para a Corrida de São Silvestre de Torres Novas

Corrida SSilvestreTNV

Estão abertas as inscrições para a Corrida de São Silvestre de Torres Novas que se realiza a 29 de dezembro. Podem ser efetuadas através da internet em www.cm-torresnovas.pt até 14 de dezembro, salvo se se esgotarem antes do período definido (limite de 1000 inscrições).

Continuar... Inscrições abertas para a Corrida de São Silvestre de Torres Novas

Instalação de Espaços do Cidadão e Espaço Empresa

Na reunião camarária pública de 28 de agosto foram aprovados os protocolos para instalação do Espaço Empresa na cidade e de Espaços do Cidadão nas sedes das juntas de freguesia do concelho.

Continuar... Instalação de Espaços do Cidadão e Espaço Empresa

PEDU: Prédio Alvarenga e Parque Almonda/arruamentos

Na reunião camarária pública de 28 de agosto foram aprovados os projetos de execução referentes à reabilitação do Prédio Alvarenga e áreas exteriores e ao Parque Almonda – arruamentos e tarambola.

Continuar... PEDU: Prédio Alvarenga e Parque Almonda/arruamentos

Mostra de Produtos e Sabores no Convento de Cristo

mostraTN---Cartaz 424x600

O Município de Torres Novas realiza uma ação de promoção turística do seu território no próximo dia 2 de setembro, primeiro domingo do mês, no Convento de Cristo, das 9h às 18h30.

Continuar... Mostra de Produtos e Sabores no Convento de Cristo

Jovens Voluntários recebidos nos Paços do Concelho

IMG 4858 800x533

No dia 20 de agosto, o Presidente da Câmara Municipal de Torres Novas, Pedro Ferreira, recebeu quatro jovens que participam no Programa Voluntariado Jovem para a Natureza e Florestas 2018.

Continuar... Jovens Voluntários recebidos nos Paços do Concelho

CONDIÇÕES METEOROLÓGICAS ADVERSAS

CONDIÇÕES METEOROLÓGICAS ADVERSAS

 

 pdf CTO 05 2018

Falecimento de Carlos Trincão Marques

TrincaoMarques 800x548

O Município de Torres Novas manifesta o seu pesar pelo falecimento de Carlos Trincão Marques, proeminente torrejano que se destacou enquanto advogado, político e dirigente associativo. Por despacho do presidente da Câmara Municipal de Torres Novas, Pedro Ferreira, a bandeira do concelho encontra-se hoje a meia haste.

Continuar... Falecimento de Carlos Trincão Marques

BVT // Estreita colaboração com a Câmara Municipal

BVTN

Os Bombeiros Voluntários Torrejanos mantêm uma estreita relação com o Serviço Municipal de Proteção Civil de Torres Novas e demais forças de segurança.

Continuar... BVT // Estreita colaboração com a Câmara Municipal

Alteração de Trânsito // Rua António C. Vasconcelos Correia

trans

Alteração de trânsito na Rua General António Vasconcelos Correia, nos dias 13 e 14 de agosto, por motivos de realização de sondagens.

Inscrições abertas para encontro de professores e educadores

EncontroProfessores2018 424x600

No dia 10 de setembro decorre no Teatro Virgínia  o encontro de professores e educadores do Concelho de Torres Novas, “Os Dias da Escola”.

 

Continuar... Inscrições abertas para encontro de professores e educadores

Proteção Civil: aprovada criação de 4 unidades locais

Foto reunião comissão municipal proteção civil

No passado dia 27 de julho de 2018 realizou-se a reunião da Comissão Municipal de Proteção Civil de Torres Novas com vista a acompanhar as políticas diretamente ligadas ao sistema de proteção civil desenvolvidas pelas várias entidades representantes.

Continuar... Proteção Civil: aprovada criação de 4 unidades locais

AVISO // Condições meteorológicas adversas

01-04agostoAviso VERMELHO  pela IPMA a partir das 11h de 02 de agosto previsto até 4 de agosto!
 
Prevenção para riscos de incêndios florestais:

• Faça um reconhecimento se a zona de sua residência ou onde se encontra deslocado é propensa a incêndios florestais;

• Pondere um seguro de danos materiais;

• Identifique os locais mais seguros na sua habitação bem como os caminhos para fuga ou evacuação;

• Organize com a sua família e amigos um plano de evacuação, marcando pontos de encontro;

• Mantenha o mato e materiais combustíveis, de acordo com a Lei, afastados de habitações;;

• Evite operações ao ar livre que possam provocar faíscas ou a incandescência de materiais;

• Proteja chaminés e tubos de ventilação com materiais não inflamáveis evitando assim a entrada de pontos de fogo.

 

Se avistar um incêndio florestal:

• Aja de forma calma;

• Ligue 117 ou para os Bombeiros Voluntários Torrejanos - 249 839 550 ;

• Descreva claramente pela seguinte ordem: localização aproximada do incêndio; material propagador do incêndio e sua direção; existência de vítimas e/ou cidadãos cercados ou com dificuldades de locomoção ou respiratórias.

 

Proibido em Legislação:

Realização de queimadas, fogueiras para recreio ou para confeção de alimentos;

Utilização de equipamentos de queima e combustão destinados à iluminação ou à confeção de alimentos; 

Queima de matos cortados e amontoados e qualquer tipo de sobrantes de exploração; 

Lançamento de balões com mecha acesa ou qualquer outro tipo de foguetes; 

Fumar ou fazer lume de qualquer tipo nos espaços florestais e vias que os circundem; 

A fumigação ou desinfestação em apiários com fumigadores que não estejam equipados com dispositivos de retenção de faúlhas.

 

Os serviços de saúde pública do Médio Tejo vêm apelar à população e em particular às famílias e amigos de pessoas que habitam casas sem condições de conforto, sem ventilação apropriada para fazer face a estas situações, que vivam sozinhas ou tenham por companhia pessoas em situação semelhante (idosos com doença crónica e acamados), que se disponibilizem para retirar essas pessoas dos seus locais habituais de permanência, nos dias de ocorrência desta onda de calor, repondo a situação anterior depois de terminado o fenómeno, caso não seja possível encontrar uma situação mais favorável para as pessoas mais desprotegidas.

 

Se é familiar ou cuidador de idosos, em especial se forem doentes crónicos ou acamados, tenha em atenção o seguinte:

 

Os idosos devem:  

● Ingerir líquidos frescos com frequência, em especial água e sumos naturais de fruta (evitar bebidas com açúcar e alcoólicas);  

● Beber pelo menos 1,5 litros de água por dia, em intervalos regulares;  

● Fazer refeições mais frequentes (5-6 por dia), leves e pouco condimentadas;  

● Vestir roupa leve, larga e fresca, adequada ao Verão;  

● Evitar fazer atividades físicas, saídas ou exporem-se ao sol nas horas de maior calor, isto é, entre as 11 horas e as 17 horas;  

● Usar menos roupa na cama;  

● Pulverizar com água a face e todas as partes descobertas do corpo (podem usar um nebulizador de água).

 

Esteja atento a SINAIS DE ALERTA - Modificação do comportamento habitual, grande fraqueza e/ou fadiga, dificuldade recente em se mobilizar, tonturas, vertigens, perturbações da consciência, convulsões, náuseas, vómitos, diarreia, cãibras musculares, temperatura corporal elevada, sede e dores de cabeça

 

Caso tenha dúvidas ou precise de esclarecimentos adicionais, contacte o Médico de Família ou o Serviço Saúde 24 – 808 24 24 24

 

Mantenha o local onde os Idosos se encontram o mais fresco possível:  

● Durante o dia, feche as janelas e as persianas (ou portadas), enquanto a temperatura exterior for superior à interior, para não entrar ar quente;  

● Ao entardecer, quando a temperatura exterior for inferior à interior, abra as janelas provocando correntes de ar para arrefecer a habitação;  

● Se possível, à hora de maior calor, lance água nos terraços, varandins, telhados e outras superfícies envolventes da habitação;  

● Escolha a divisão mais fresca para a permanência dos Idosos durante a hora de maior calor;  

● Se nas divisões da casa onde permanecem pessoas idosas a temperatura ambiente for superior a 25º, use ventoinhas para facilitar o arrefecimento;  

● Se houver sistema de climatização (ar condicionado), mantenha a temperatura ambiente agradável, não superior aos 25º centígrados.

Voluntariado Jovem para a Natureza e Florestas 2018

ProgramaVjovem-TNVS-02 432x600

Queres ocupar o teu tempo livre nas férias de verão, tens gosto por atividades ao ar livre e preocupas-te com questões ambientais? Está a decorrer o período de inscrições para jovens voluntários/as no âmbito do Programa Voluntariado Jovem para a Natureza e Florestas.Podem inscrever-se jovens dos 18 e os 30 anos (inclusive).

Continuar... Voluntariado Jovem para a Natureza e Florestas 2018

Feira Nacional dos Frutos Secos: Inscrições Expositores

IMG 3923 800x600

Estão abertas as inscrições para os expositores interessados em participar na 33.º Feira Nacional dos Frutos Secos de Torres Novas. O evento terá lugar de 28 de setembro a 7 de outubro, na Praça 5 de Outubro e Praça dos Claras.

Continuar... Feira Nacional dos Frutos Secos: Inscrições Expositores

Mais de 17.700€ para apoios a coletividades

Coletividades 800x534

Na reunião ordinária pública da Câmara Municipal de Torres Novas do dia 24 de julho foi aprovada, por unanimidade, a atribuição de mais de 17.700€ para apoios a diversas coletividades do concelho.

Continuar... Mais de 17.700€ para apoios a coletividades

Plataforma MEGA | Sessão de Esclarecimentos

MEGA

No dia 24 de julho, decorreu no Teatro Virgínia uma sessão de esclarecimentos sobre a plataforma MEGA – Manuais Escolares GrAtuitos.

Continuar... Plataforma MEGA | Sessão de Esclarecimentos

OP: Inaugurado parque de merendas no Botequim

IMG 4699 800x533

Teve lugar no sábado, 21 de julho, a inauguração de espaços verdes e parque de merendas no Botequim, projeto desenvolvido no âmbito do Orçamento Participativo.

Continuar... OP: Inaugurado parque de merendas no Botequim

PEDU: aprovado estudo prévio em reunião de 18 de julho

PONTO 01-14 800x509

Foi aprovado na reunião extraordinária privada de câmara de 18 de julho o estudo prévio do projeto de reabilitação do Terreiro de Santa Maria, Rua António César Vasconcelos Correia, Largo do Salvador e acesso ao Museu Municipal Carlos Reis. A proposta foi aprovada por maioria, com voto contra do BE.

Continuar... PEDU: aprovado estudo prévio em reunião de 18 de julho

| Agenda

| Notícias

sabia que

 

Pode consultar diariamente o risco de incêndio florestal?

Saiba mais [+]

Os cookies ajudam ao correto funcionamento deste sítio.Ao utilizar os nossos serviços, concorda com a sua utilização. Politica de privacidade .

Aceitar utilização de cookies
Politica de cookies