Visita às explorações agrícolas de Zibreira

Visita Zibreira

O Presidente da Câmara Municipal de Torres Novas, Pedro Ferreira, acompanhado pelo vice-presidente Luís Silva e pela vereadora Elvira Sequeira, visitou recentemente diversas empresas agrícolas da zona de Zibreira.

A visita iniciou-se na empresa Caracol Vale Forno, ligada à criação e exploração de caracóis, que dispõe de uma estufa de 1500 m2 com berçário e zona de cultivo. De seguida o executivo camarário visitou uma exploração hidropónica de morangos, negócio de Márcio Fojo e Carla Flor que dispõe de estufas de 2500 m2, com 200 mil plantas, e que produz anualmente 30 toneladas de morangos.

A visita prosseguiu numa exploração na Zibreira que se dedica ao cultivo de Figo da Índia, fruto com pouca produção em Portugal. Neste terreno de 2,5 hectares o proprietário, João Limede, explicou como se produz esta planta, similar a um cato, referindo que é bastante utilizada para fins farmacêuticos, a partir da extração do seu óleo, tendo ensinado ainda a técnica de comer o fruto que dispõe de vários poros no exterior que podem magoar e são praticamente invisíveis.

Para finalizar, o executivo visitou duas empresas ligadas ao cultivo hidropónico de legumes - a exploração de Mónica Pimentel, que conta com 2 mil m2 e produz cerca de 60 toneladas de alfaces, agriões, nabiças e outras variedades, e a empresa “Horta D’água” ligada igualmente ao cultivo hidropónico com produção de alface, nabiça e ervas aromáticas.

Estufas 1Estufas 2Estufas 3Estufas 4Estufas 5Estufas 6Estufas 7Estufas 8