Instalação da Reserva Arqueológica Municipal

reserva arqueologica1

No sábado, 26 de setembro, pelas 11 horas, teve lugar na Biblioteca Municipal Gustavo Pinto Lopes, a assinatura do protocolo com a Direção Geral do Património Cultural para instalação da Reserva Arqueológica Municipal. A gestão do espaço será assegurada pelo Museu Municipal Carlos Reis que beneficiará de apoio técnico da DGPC no que reporta à conservação e restauro e à divulgação dos materiais arqueológicos.

Seguiu-se uma visita às instalações da Reserva Arqueológica Municipal, a funcionar na antiga Escola Primária de Rodrigos e que reunirá o espólio resultante de trabalhos arqueológicos realizados e a realizar na área do município de Torres Novas, tanto os promovidos pela autarquia como por outras entidades ou investigadores.

Seguir-se-á a elaboração de um regulamento com os critérios de organização das coleções arqueológicas que integrem a reserva.

João Carlos Santos, subdiretor-geral da DGPC e Catarina Coelho, diretora do departamento de bens culturais acompanharam a visita em que participaram o presidente da Câmara, Pedro Ferreira, o presidente da Assembleia Municipal, José Trincão Marques, a vereadora da Cultura, Elvira Sequeira, acompanhados das técnicas do município que acompanharam o processo de instalação e das técnicas da extensão territorial de arqueologia de Torres Novas.

A comitiva deslocou-se por fim às Ruínas Romanas de Vila Cardílio onde foram discutidos alguns dos problemas mais prementes daquela estação arqueológica.

reserva arqueologica2reserva arqueologica3reserva arqueologica4reserva arqueologica5