Largo D. Diogo Fernandes Almeida vai ser requalificado

LargoDDiogoAlmeida

O Largo D. Diogo Fernandes Almeida, localizado no centro histórico de Torres Novas, será alvo de obras de requalificação com o objetivo de melhorar o equilíbrio do lugar tornando-o num espaço mais aprazível de estar e de maior facilidade de passagem.

A fonte presente neste largo, atualmente desativada, constitui um foco de insalubridade pelo depósito de lixos no seu interior, para além de não representar a melhor relação de escala face a sua dimensão, o que dificultava a passagem de peões.

A proposta aprovada na reunião de câmara de 3 de agosto, com os votos favoráveis do PS e PSD e abstenção da CDU e do BE, prevê a demolição de quatro fases do octógono, revestindo as restantes com pedra, resultando em quatro estruturas/bancos que, pela sua disposição, dimensão e localização, criam um novo ambiente e proporcionam uma nova apropriação daquela espaço na fruição do largo. Está também prevista a reposição de pavimento em calçada e a criação de corredores de passagem de 2,49m de largura de forma a proporcionar uma maior mobilidade e acessibilidade ao espaço.