Assinatura de protocolo da Rede de Bibliotecas de Torres Novas
- Detalhes
- Categoria: Noticias
- Publicado em 24-02-2015
Decorreu na passada sexta-feira, 20 de fevereiro, a cerimónia de assinatura do protocolo da Rede de Bibliotecas de Torres Novas, celebrado entre o Município de Torres Novas, o Agrupamento de Escolas Artur Gonçalves, o Agrupamento de Escolas Gil Paes, a Associação Torrejana de Ensino Profissional (no âmbito da biblioteca da Escola Profissional de Torres Novas) e a Santa Casa da Misericórdia de Torres Novas (biblioteca do Lar das Raparigas Dr. Carlos Azevedo Mendes).
O protocolo assinado define a natureza, objeto e objetivos, direitos e deveres da Rede de Bibliotecas de Torres Novas. A RBTN define-se como uma estrutura de cooperação aberta à livre participação de todas as bibliotecas do concelho de Torres Novas, visando o desenvolvimento da ligação entre as escolas dos vários níveis de ensino do concelho, otimizando atividades e recursos através da uma parceria efetiva que se concretiza na partilha de experiências no âmbito da gestão e dinamização das bibliotecas. Pressupõe uma política coordenada de aquisições e a dinamização do empréstimo interbibliotecas, assente na observância de princípios técnicos (biblioteconómicos e informáticos) uniformizados.
A RBTN tem como principais objetivos: criar e dar continuidade à organização e gestão de projetos de intervenção e cooperação na área das bibliotecas; promover e estreitar a ligação entre os responsáveis da comunidade educativa local, entidades públicas e privadas, na prossecução do objetivo comum de promoção do livro e da leitura; promover a troca de experiências, entre os seus membros, no âmbito da organização, gestão, animação e dinamização das bibliotecas da rede concelhia; constituir e manter on-line o Catálogo Coletivo Concelhio de Bibliotecas de Torres Novas; servir de suporte à educação, à formação, à investigação e à difusão cultural, mediante a criação de um portal que efetive o acesso à informação e estimule a produção e difusão das ações desenvolvidas; fomentar o empréstimo nas bibliotecas municipais e escolares e incrementar políticas de aquisições que visem a otimização de recursos e a promoção da leitura e das literacias.
Seguiu-se a apresentação do portal concelhio da Rede de Bibliotecas de Torres Novas (RBTN), uma plataforma tecnológica desenvolvida pela Divisão de Tecnologias de Informação, Comunicação e Modernização Administrativa do Município e que vai agregar todas as iniciativas das escolas, nomeadamente das Bibliotecas escolares. Para além destes propósitos, este portal disponibilizará o acesso ao Catálogo Coletivo que agrega os acervos documentais de todas as bibliotecas da rede e cujo tratamento documental de todos os documentos para empréstimo aos utilizadores é feito pelos técnicos da biblioteca municipal e pelas assistentes operacionais que trabalham nas bibliotecas escolares.
Este portal conta, a partir de agora, com instituições que têm bibliotecas que não estão integradas pelas RBE, mas que têm condições de fazer parte, e que serão parceiros formalizados por este protocolo de cooperação: Escola Profissional de Torres Novas e Lar das Raparigas Dr. Carlos Azevedo Mendes. A integração destas instituições deve-se ao facto de que ambas possuem bibliotecas, cujo fundo documental foi, ou vai ser, alvo de tratamento técnico pelos técnicos da nossa biblioteca, passando a estar disponível através da sua inclusão no catálogo coletivo desta rede. Estes parceiros vão também poder participar e envolver-se nas atividades que as bibliotecas da rede vão realizando. O portal pode ser consultado em rbtn.torresnovas.pt
O concerto Carnaval dos animais, que se seguiu à apresentação deste portal, é um exemplo desta partilha em rede, visto que todos os parceiros estiveram envolvidos na sua concretização. O concerto decorreu no auditório do Choral Phydellius e contou com a presença do ilustrador João Vaz de Carvalho.