Adjudicada «Renaturalização do Corredor Ecológico do Almonda»

A empreitada «Renaturalização do Corredor Ecológico do Almonda - 1ª Fase» foi adjudicada à Unikonstrói, Lda., na reunião de Câmara de 26 de abril. O valor para esta intervenção é de 448.654,22 euros, acrescido de IVA a taxa legal em vigor, e o prazo de execução é de 210 dias.

Os trabalhos propostos visam a valorização do rio Almonda, assumindo-o como um corredor ecológico estruturante que permita a conexão de vários locais do concelho, em particular entre a zona do Mercado Municipal e a zona próxima da NERSANT e da autoestrada da Beira Interior (A23/IP6).

Esta obra divide-se em quatro ações gerais: limpeza do leito e margens e erradicação de espécies vegetais invasoras (remoção de detritos depositados, quer sejam resíduos ou materiais naturais arrastados, sedimentos que impeçam a normal circulação da água, elementos arbóreos que potenciem locais de estrangulamento); reperfilamento e estabilização das margens (através da aplicação de sementeiras, estacaria ou faxinas vivas; reperfilamento de taludes e aplicação de biarrolo ou colocação de cribwall); requalificação da galeria ripícola e da vegetação das margens (através do restauro do ecossistema ripícola e a recolonização pelas comunidades que lhe estão naturalmente associadas); e criação de percurso associado a espaços de estadia e de observação de natureza.

Está prevista a criação de um percurso pedonal e ciclável que se desenvolve ao longo deste troço do rio AImonda, com início na zona do recinto do Mercado Municipal, junto à avenida 8 de Julho e prolonga-se até à zona do açude do Moinho da Cova, mais concretamente até à rua do Moinho da Cova, local onde o mesmo é desviado e volta a ter continuidade nessa mesma rua, já na margem direita do rio AImonda. A partir desse local, este percurso desenvolve-se sempre paralelo ao rio, cruzando a rua dos Mesiões e culminando no ponto de observação da natureza localizado na zona próxima à autoestrada da Beira Interior (A23).