Conselheiros da Cidadania apresentaram propostas

IMG 2294 Small

No âmbito do projeto cívico «Conselheiros da Cidadania», que o Município de Torres Novas está a desenvolver junto dos alunos do ensino secundário, um grupo de jovens apresentou, na passada semana, ao executivo municipal, um conjunto de medidas para promover a participação cívica nos mais jovens.

Este projeto, dinamizado através de uma metodologia de trabalho junto da comunidade escolar, visa envolver os jovens, permitindo-lhes conhecer o funcionamento das instituições nacionais e locais e levá-los à participação nos assuntos da comunidade, promovendo uma cidadania ativa através de atividades de reflexão, estímulo do pensamento crítico, debate, votação e ação. Nesse sentido, desenvolve-se junto de jovens que estão prestes a atingir a maioridade e, por essa razão, quase a ter oportunidade de participar em processos eleitorais ao nível local, nacional e europeu, tanto como eleitores e como candidatos/as a representantes políticos/as.

O programa acompanhou, ao longo de um dia, o processo eleitoral, desde a candidatura dos grupos concorrentes à eleição efetiva de 8 conselheiros da Cidadania, que debruçaram a sua ação durante 3 sessões de trabalho, à procura de respostas sociais para promover a participação cívica nos mais jovens.

Através de um processo de criação colaborativa e participativa desenvolveram-se 35 propostas/medidas. Do total, 5 foram consideradas entre os/as Conselheiros da Cidadania como «Importantíssimas»: a criação de um Instagram do Município; criação de workshops e formações de cidadania ativa para jovens; assegurar e fomentar um diálogo estruturado entre os representantes políticos locais e os mais jovens; criar uma plataforma online que tenha informações políticas ao minuto e que tenha uma caixa aberta para a população; criar um local de convivência juvenil, em que seja possível a interação entre os jovens do concelho. Destas, a primeira, terceira e quarta foram votadas para implementar; a segunda e a quinta serão alvo de ligeiros ajustes.

Entre as restantes medidas elencadas, contam-se, a título de exemplo, a disponibilização de uma caixa de sugestões nas escolas, a colaboração dos jovens na criação de eventos, a criação de um parlamento dos jovens e a promoção de formação dos professores no âmbito da disciplina de Cidadania e Desenvolvimento.

O projeto é composto por 8 Conselheiros da Cidadania, tendo 60 alunos participado em sessões de criação de propostas e 136 alunos sido auscultados através de um questionário. Cerca de 250 alunos participaram através da partilha de propostas/medidas em sala de aula.