Nova rede de oleões para recolha de óleos alimentares usados

O Município de Torres Novas iniciou a colocação de 35 novos oleões em pontos estratégicos do concelho para deposição e encaminhamento adequado dos óleos alimentares usados (OAU) produzidos.

Quando eliminados através dos esgotos urbanos, os OAU constituem um grave problema ambiental, dificultando o tratamento das águas residuais nas ETAR e constituindo um potencial perigo de contaminação, quer dos solos, quer das águas.

A implementação destes oleões resulta de um procedimento desenvolvido pelo Município, do qual resultou como adjudicatária a empresa Hardlevel – Energias Renováveis, SA.

Para que os OAU sejam depositados corretamente nos oleões, é essencial que se deposite apenas óleo alimentar usado e azeite. Produtos como manteiga, óleo lubrificante (motores) ou outros tipos de resíduos, não devem ser colocados nestes equipamentos.

Os OAU, depois de arrefecerem, devem ser colocados num recipiente de plástico limpo (garrafa de água ou equivalente). Quando este estiver cheio, deve ser bem fechado e depositado dentro do oleão mais perto de si.

Lista de locais:
• Freguesia de Riachos - Rua 25 de Abril (Sópovo 1ª Fase); Rua da Raposa (junto a Escola Chora Barroso); Rua dos Cingeleiros (junto à Casa do Povo); Rua Notre Dame de Bondeville (Bairro do Tocha); Rua C , Bairro do Nicho
• Freguesia de Meia Via - Rua 19 de Abril, Botequim; Rua Boa Esperança (junto ao fontanário)
• Freguesia de Olaia e Paço - Rua Fonte Brejo, Lamarosa; Vila do Paço (junto à antiga junta de freguesia)
• Freguesia de Assentis - Rua da Carvôa (junto à antiga junta de freguesia)
• Freguesia de Chancelaria - Rua Capitão Sousa e Silva; Rua do Poço Covão
• Freguesia de Pedrógão - Rua de Santo António
• Freguesia de Zibreira - Avenida José Loureiro da Rosa
• União de freguesias Brogueira, Parceiros de Igreja e Alcorochel – Largo da Igreja, Parceiros da Igreja; Rua Dr. Álvaro Brites Moita, Alcorochel; Largo do Jogo, Brogueira
• União de freguesias São Pedro, Lapas e Ribeira Branca - Rua 25 de Abril, Ribeira Ruiva; Rua 1 de Maio, Lapas; Rua Doutor José Maria Raposo, Lapas; Cidade - Avenida Manuel de Figueiredo; Rua Doutor Vicente de Sousa Vinagre; Largo José Lopes dos Santos; Avenida dos Bombeiros Voluntários
• União de freguesias Santa Maria, Salvador e Santiago - Estrada Nacional, Liteiros; Cidade: Rua 1º de Dezembro; Largo de Dom Diogo Fernandes de Almeida; Rua do Mosteiro; Rua do Cimo do Babalhau; Rua das Chãs; Avenida das Amoreiras; Rua de São José; Rua Doutor José Marques Lopes; Rua do Jornal O Almonda; Avenida Sá Carneiro