Adesão do Município ao ICOM, APOM e NEMO
- Detalhes
- Categoria: Noticias
- Publicado em 10-03-2021
Na reunião camarária de 9 de março foi aprovada a adesão do Município de Torres Novas, através do Museu Municipal Carlos Reis, às associações ICOM (International Council of Museums), APOM (Associação Portuguesa de Museologia) e NEMO (Network of Museum Organisation).
A adesão a estas associações irá permitir ao Museu Municipal Carlos Reis (MMCR) ter um acesso alargado à divulgação de programas de apoio, legislação e outros diplomas, nacionais e internacionais, relacionados com museus e património cultural, bem como ter maior facilidade no estabelecimento de parcerias com congéneres nacionais e estrangeiros, no reconhecimento do museu pelos seus pares e na presença do MMCR nos mais atuais fóruns de discussão da museologia.
Ao aderir às associações ICOM, APOM e NEMO, o Município de Torres Novas, através do Museu Municipal Carlos Reis, tem obrigação de pagamento anual de cotas, que no ano de 2021 atingem um valor total de 928 euros (518 euros para o ICOM, 160 euros para a APOM e 250 euros para a NEMO).
A Associação Portuguesa de Museologia (APOM) foi fundada em 1965 com o objetivo de servir a comunidade de profissionais de museus Portugueses, de promover o conhecimento de Museologia, dos seus dos domínios científicos e técnicos, através da realização reuniões e visitas de estudo, conferências, exposições e publicações. Atualmente conta com cerca de 200 sócios individuais e 10 sócios institucionais, sendo a primeira organização profissional ligada a Museus a ser fundada em Portugal.
O Conselho Internacional de Museus (ICOM), criado em 1946, é a organização mundial dos museus e dos profissionais de museus, dedicando-se à promoção e proteção do património natural e cultural, presente e futuro, material e imaterial, contando com mais de 35 mil membros em 135 países. O ICOM é uma organização não−governamental (ONG), que mantem uma relação formal com a UNESCO e tem estatuto de órgão consultivo do Conselho Económico e Social das Nações Unidas.
O NEMO (Network of Museum Organisation), fundado em 1992, é uma rede independente de museus que conta com mais de 30 mil museus em 40 países da Europa, tendo como missão promover a informação, conhecimento, rede e oportunidades para cooperação entre as várias instituições museológicas da Europa.