Presidente reuniu com Associação Nacional das Farmácias

O presidente da Câmara Municipal de Torres Novas, Pedro Ferreira, acompanhado do vereador do pelouro da saúde, Joaquim Cabral, reuniu ontem na Farmácia Lima com delegados do Círculo 49 da estrutura associativa da Associação Nacional de Farmácias, com o intuito de partilhar a forma como as farmácias do concelho, e do país, contribuem diariamente para a saúde da população de Torres Novas, especialmente no atual contexto de pandemia.

Na reunião, foram apresentadas as áreas de intervenção da rede de farmácias portuguesas como a promoção da saúde e bem-estar, prevenção da doença, apoio a doentes crónicos e população envelhecida e polimedicada. Os representantes da ANF apresentaram ainda três projetos de proximidade que a entidade promove nomeadamente: o apoio dado 24h/dia pelo serviço da Linha 1400 – Serviço de Assistência Farmacêutica, para uma melhor orientação do cidadão para a farmácia mais próxima que lhe garante disponibilidade de stock do medicamento pretendido e lhe presta também um acompanhamento diferenciado e adequado; a Operação Luz Verde, que garante à população a entrega de medicamentos hospitalares na sua farmácia de proximidade; e a preparação individualizada da medicação, que consiste na utilização de caixas dispensadoras (ou alvéolos em fitas ou discos de alvéolos) que permitem ao farmacêutico fazer a organização da medicação do utente com o intuito de o auxiliar a gerir melhor a sua medicação, contribuindo para assegurar a utilização correta, segura e efetiva do medicamento.

Na ocasião, o presidente da Câmara Municipal de Torres Novas realçou a importância das farmácias na ajuda à população e manifestou a disponibilidade para colaborar em projetos de apoio à comunidade, à semelhança do que aconteceu recentemente com a adesão ao programa vacinação SNS Local.