Apoio às juntas no âmbito da não utilização de glifosato

Corte Ervas

Na reunião camarária de 21 de julho foi aprovada a atribuição de um apoio de 59.304,70 euros às Juntas e Uniões de Freguesia do concelho de Torres Novas, no âmbito da não utilização do glifosato no controlo de espécies vegetais espontâneas.

A 22 de outubro de 2018, a Assembleia Municipal de Torres Novas aprovou uma moção que recomendava a não utilização de glifosato e, na sequência desta aprovação, as juntas retomaram a utilização de um método de controlo mecânico que veio implicar o aumento das ações de corte e limpeza e, consequentemente, o aumento de despesas inerentes.

Com vista a ser encontrada uma plataforma de entendimento com o município, as juntas de freguesia reuniram-se a 8 de fevereiro do presente ano, tendo resultado, após análise e quantificação dos encargos envolvidos, na necessidade de reforçar em 40% a transferência de meios financeiros referentes à limpeza de arruamentos, no âmbito dos acordos de execução de delegações de competências vigentes.

Assim, serão transferidos: 7.633,60 euros para Assentis, 4.938,70 euros para Chancelaria, 1.905,80 euros para Meia Via, 7.152,60 euros para Pedrógão, 4.352,40 para Riachos, 7.216,30 para a União das Freguesias de Brogueira, Parceiros de Igreja e Alcorochel, 5.882,50 euros para a União das Freguesias de Olaia e Paço, 10.015,20 euros para a União das Freguesias de Santa Maria, Salvador e Santiago, 6.146,40 para a União das Freguesias de São Pedro, Lapas e Ribeira Branca, 4.061,20 euros para Zibreira.