Projeto Almonda Parque candidatado

Almonda Parque1

Na reunião ordinária privada de câmara do passado dia 27 de novembro, foi aprovado por maioria o projeto de execução do Parque Almonda/Ponte da Bácora, com um voto contra do BE e uma abstenção do PSD. Na mesma reunião, foi aprovado por unanimidade o projeto de execução do Parque Almonda/Moinho dos Duques. Estes projetos inscrevem-se no Projeto Almonda Parque, candidatado no dia 11 de dezembro ao FEDER/Programa Operacional Regional do Centro.

O Almonda Parque está localizado no centro da cidade de Torres Novas, entre o rio Almonda, o edifício do parque de estacionamento que confina com a Rua do Nogueiral e a Rotunda Heróis de Diu, atualmente terreno plano e sem qualquer tipo de utilização. A intervenção delineada prevê que este local venha a desempenhar o papel de um pequeno parque urbano, espaço de lazer, recreio e de usufruto do rio Almonda, perfeitamente integrado na malha da cidade.

Para isso, estabeleceu-se um percurso principal paralelo ao rio atravessado perpendicularmente por outros que se relacionam com o edifício de estacionamento existente, criando ritmos, perspetivas, sistemas de vistas e novas vivências que permitam o uso agradável deste novo jardim.

Serão também criadas duas áreas de estadia em deck de madeira parcialmente sobre a margem do rio, funcionando como plataformas panorâmicas sobre o espelho de água, uma outra em betão num patamar mais elevado no moinho dos Duques, bem como a introdução de pesqueiros ao longo da margem para a prática de pesca desportiva.

Com este projeto, a zona ribeirinha será dotada de um novo arranjo paisagístico, promovendo a utilização do rio Almonda como espaço de lazer, a ocupar e fruir pela população torrejana. O espaço deverá articular-se com o parque de estacionamento, Terminal Rodoviário e Nova Central do Caldeirão, assumindo-se como um ponto de receção pedonal e ciclável ao mesmo tempo um nó de distribuição em modos de mobilidade suave para outros pontos da cidade.

Também fazendo parte desta intervenção, o projeto para o Moinho dos Duques envolve uma área de cerca de 408m2 e as construções em ruínas designadas por Moinho dos Duques a reabilitar para manter a memória dos moinhos e dos lagares que existiram ao longo do rio. Esta obra visa, entre outros objetivos, fortalecer a ligação do parque à rua Alexandre Herculano tendo o rio como pano lateral e contribuir para a valorização do Almonda Parque pela sua continuidade, através da correta articulação entre os espaços alvo de reabilitação e as restantes intervenções previstas para esta parcela da cidade, nomeadamente a ligação à central do caldeirão e rua do caldeirão.

A intervenção contempla três núcleos e permitirá devolver à cidade e aos munícipes o edifício do lagar e reavivar a memória e a ligação ao rio, história e tradições.

O projeto da Ponte da Bácora irá permitir a construção de uma nova ponte para a substituição da ponte pedonal existente entre o futuro Almonda Parque e o Largo da Bácora, garantindo assim a ligação pedonal do parque com o centro histórico da cidade. A ponte terá um tabuleiro de desenho que fará lembrar um barco e que garantirá uma largura mínima de 2,40m, com pavimento em réguas de madeira.

Relativamente ao mobiliário urbano, serão também instalados bancos no tabuleiro da ponte, para que assim as pessoas possam usufruir e contemplar a natureza e o espaço envolvente. A obra prevê também, entre outros aspetos, o reforço da iluminação pública.

Nesta candidatura, propõe-se um investimento elegível de 1.217.716,90 € e solicita-se um financiamento de 85%, ou seja, 1.035.059,37 €.

Almonda Parque2Almonda Parque3

Almonda Parque5Almonda Parque9