Programa Aqui Portugal da RTP em Torres Novas

IMG 3604 800x600

No seguimento da transmissão em direto da 33.ª Feira Nacional dos Frutos Secos do programa Aqui Portugal da RTP, no passado sábado, dia 29 de setembro, entre as 11h e as 20h, a Câmara Municipal de Torres Novas informa que os custos suportados pelo Município foram de cerca de 4500€. Este valor refere-se a alojamento e alimentação da equipa técnica da RTP, bem como aluguer de geradores para garantir as condições de energia necessárias à transmissão. Para além destes custos, foram igualmente asseguradas questões logísticas (ex.: disponibilização de camarins, baias de segurança, espaço para estacionamento de viaturas, etc).

O programa, com palco montado junto à Estátua de D. Sancho I, e tendo como cenário as muralhas do castelo, permitiu momentos de animação com protagonistas locais (hino de Torres Novas cantado por alunos do 1.º ciclo do concelho; Nuno Barroso; Escola de Dança Rita Assis; Dog’s Bolocks). As reportagens pré-gravadas incluíram uma visita guiada a algumas das principais atrações do concelho (Museu Municipal Carlos Reis, Biblioteca Municipal Gustavo Pinto Lopes e Grutas de Lapas) conduzida por uma carismática torrejana – Conceição Grancho; a empresa Renova; o restaurante Casa das Enguias e a gastronomia local; e a Escola de Triatlo de Torres Novas.

Os restantes conteúdos permitiram promover negócios, ideias e histórias diferenciadoras, sobretudo do concelho, mas também expositores que, pelos seus produtos, em muito valorizam o evento. Foram eles:
_Quinta do Alecrim - Agroecologia, Apicultura, Design, Permacultura, Ecoliteracia (Torres Novas)
_Telma Gomes, veterinária do Canil Intermunicipal com intervenção sobre a adoção responsável (Torres Novas)
_Apresentação do projeto GoFigoProdução - um projeto de recuperação do Figo Preto de Torres Novas e Figo Pingo Mel de Torres Novas formado com diversos parceiros (Torres Novas)
_Historiadora Margarida Trindade, que abordou a história do concelho e a realização da feira de época (Torres Novas)
_Trinca - Snacks biológicos, sem glúten e verdadeiramente nutritivos (Torres Novas)
_Vinhos Zé da Leonor (Torres Novas)
_Beijo de Figo - Um produto 100% vegetal. A combinação perfeita entre o inigualável Chocolate Negro, deliciosos frutos secos e um suave aroma a Aguardente DOC Extra Old (Torres Novas)
_Doce Terra - frutos secos e derivados (Torres Novas)
_Esteiros (Torres Novas)
_Segredos da Tradição – licores artesanais, inspirados em receitas tradicionais portuguesas e confecionados apenas com produtos naturais (Torres Novas)
_Farturas à Pina - um negócio familiar que já atravessou várias gerações; consideradas por muitos as melhoras farturas de toda a região numa banca que todos os torrejanos e não só conhecem e procuram (Torres Novas)