Comemorações do Dia dos Museus em Torres Novas

Para assinalar o Dia Internacional dos Museus, o Museu Municipal Carlos Reis de Torres Novas promoveu duas visitas orientadas aos seus núcleos expositivos.

Às 10h30, a visita foi acompanhada pelo presidente da Câmara Municipal de Torres Novas, Pedro Ferreira, e às 14h30, pela vereadora do pelouro da Cultura, Elvira Sequeira.

O público foi constituído por algumas turmas do ensino-pré escolar e do ensino básico do concelho que aceitaram o convite para, além de desfrutarem duma visita guiada aos vários núcleos expositivos, assistirem à dança coreografada por Susana Gaspar, inspirada no quadro «O primeiro filho», de Carlos Reis, ali exposto no núcleo dedicado àquele pintor torrejano.

O Dia Internacional dos Museus, criado pelo ICOM – Conselho Internacional de Museus, celebra-se anualmente a 18 de maio, através da organização de diversas atividades. O tema proposto para 2016 - "Museus e Paisagens Culturais" –, visa promover a ideia de museu enquanto centro territorial de uma proteção ativa da paisagem cultural. Essa função pode ser exercida em diferentes níveis, nomeadamente através da sensibilização das comunidades para o papel interventivo que podem desempenhar na conservação e valorização deste universo patrimonial tão vulnerável, e contribuir para minimizar a sua degradação ou até mesmo o seu aniquilamento.

DiaMuseus 3DiaMuseus 6