Lançamento do livro «A Igreja do Carmo de Torres Novas - Um Programa Artístico»

Livros
2024-09-27 21:00 - 22:00
Local
Biblioteca Municipal Gustavo Pinto Lopes - Biblioteca Municipal Gustavo Pinto Lopes
Torres Novas, Portugal

O livro «A Igreja do Carmo de Torres Novas – Um Programa Artístico», da autoria de Paulo Renato Gregório, será apresentado publicamente no próximo dia 27 de setembro, a partir das 21h00, na Biblioteca Municipal Gustavo Pinto Lopes.

A apresentação da obra estará a cargo do Historiador de Arte e Professor Catedrático Emérito, Vítor Serrão.

«A Igreja do Carmo de Torres Novas – Um Programa Artístico» retoma a demanda iniciada em 1998 quando se deu a conhecer à História da Arte um novo mestre pedreiro, de seu nome Mateus Fernandes (IV). Este torrejano é figura de proa no primeiro quartel de seiscentos, na então vila Almondina, no que concerne à atividade construtiva, de cariz renascentista e maneirista, integrada no denominado estilo-chão. Para além do trabalho deste mestre, o livro aborda a forma como a encomenda, e os encomendantes, decidiam o processo construtivo e decorativo dos templos de então. A atitude do homem perante a morte, a religiosidade e os ventos contrarreformistas cruzam-se para dar corpo à igreja carmelita que aqui se dá a conhecer.

O livro pode ser requisitado para empréstimo ou consultado na Biblioteca Municipal ou a partir do acervo do Centro de Documentação do Ribatejo.

Paulo Renato Ermitão Gregório, meiaviense, a habitar em Torres Novas, licenciou-se em História e Ciências Sociais na Universidade dos Açores e é Mestre em História da Arte, pela Universidade Nova de Lisboa. Professor no ensino público, leciona História e História da Arte. É investigador nas áreas de Arte, História e Urbanismo torrejanos. Tem publicado diversos artigos na Revista Nova Augusta. É autor dos seguintes livros: A Igreja da Misericórdia de Torres Novas – um estudo monográfico (1572 -1700); Do Divino (sobre a Confraria do Espírito Santo de Meia Via) e A Igreja de Santa Maria de Torres Novas – um ensaio para a recuperação da memória.

«A Igreja do Carmo de Torres Novas – Um Programa Artístico» é o seu quarto livro.

Paulo Renato é, desde 2024, membro do Fórum Ribatejo.

Todas as datas

• 2024-09-27 21:00 - 22:00