Planos em Elaboração e Estudos

Planos em Elaboração

A revisão dos planos municipais de ordenamento do território decorre da necessidade de adequação à evolução, a médio e longo prazos, das condições económicas, sociais, culturais e ambientais que determinaram a respectiva elaboração, tendo em conta os relatórios de avaliação da sua execução.

Revisão do PDM

O processo de revisão do PDM de Torres Novas decorre desde 2002. A fase de caracterização foi aprovada em 2005 e a proposta de RAN em 2010. A delimitação da REN, após uma primeira aprovação de REN Bruta em 2007 (segundo o DL93/90), está a ser concluída conforme os preceitos do seu novo regime jurídico. Em 2009 foi aprovado o Relatório de Factores Críticos à Decisão no âmbito da Avaliação Ambiental Estratégica (DL232/07).

Em 2014 concluiu-se a Cartografia Municipal de Risco. Actualmente está em validação a proposta de zonamento do Modelo de Desenvolvimento Territorial.

PEÇAS ESCRITAS   PEÇAS DESENHADAS
file document Introdução             file document Localização do Concelho
file document Caracterização Geral do Concelho   file document Carta Geológica
file document Caracterização Física   file document Caracterização Morfológica
file document Caracterização Demográfica   file document Caracterização Climática
file document Caracterização Económica e Social   file document Caracterização Paisagística
file document Caracterização Paisagística   file document Divisão Administrativa do Concelho
file document Caracterização Agrícola e Florestal   file document Caracterização Demográfica
file document Caracterização Arqueológica   file document Caracterização Agrícola e Florestal
file document Caracterização da Ocupação Construída   file document Carta Arqueológica
file document Caracterização das Infra-estruturas Existentes   file document Carta de Ocupação Urbana e Industrial
file document Caracterização dos Equipamentos Existentes   file document Rede Viária e Rodoviária
file document Caracterização do Património Construído   file document Infra-estruturas Saneamento
      file document Infra-estruturas Electricidade e Telecomunicações
      file document Equipamentos - Ensino
      file document Equipamentos - Instalações Desportivas
      file document Equipamentos - Turismo
      file document Equipamentos - Segurança Social
      file document Equipamentos - Cultura
      file document Carta de Património Natural e Paisagístico
      file document Carta do Património Construído

6.ª alteração ao PDM

Estudos

Riscos Naturais, Mistos e Tecnológicos

Entre os anos de 2011 e 2012 foram desenvolvidos estudos de avaliação de riscos no concelho de Torres Novas. O trabalho foi desenvolvido pelo Centro de Estudos de Geografia e Ordenamento do Território – Universidade de Coimbra (CEGOT-UC) e os serviços municipais.

A avaliação de risco foi dividida nos seguintes volumes:

file document Risco de cheias e inundações
file document Riscos geomorfológicos
file document Risco de ondas de calor e ondas de frio
file document Riscos tecnológicos

Esta informação serviu de base à parte de caracterização de riscos do Plano Municipal de Emergência e Proteção Civil de Torres Novas, de 2015, e está incorporada no processo de revisão do PDM.

Caracterização de Habitats

Tendo em vista um melhor conhecimento do corredor ecológico do rio Almonda, a Universidade de Trás os Montes (UTAD) com os seus laboratórios de ecologia aplicada, ecologia fluvial e Jardim botânico, promoveu um levantamento dos habitats e das espécies presentes neste corredor. Este é um documento fundamental para iniciar uma política integrada de preservação dos valores naturais e do ambiente, basilar para a própria estratégia de desenvolvimento sustentável do território.

file document     1º Relatório Técnico "Levantamento e Caracterização de Habitats e Biodiversidade do rio Almonda"

Zonas de Atividades Económicas

A indústria torrejana apresenta algumas grandes unidades produtivas que acompanham a tradição de especialização nos sectores do papel, metalurgia e alimentação. Nos últimos anos destacaram-se novos sectores de actividade como a gestão de resíduos e a logística que capitalizaram o grande corredor logístico associado ao nó A1/A23, que liga o eixo Porto-Lisboa ao Portugal-Espanha.

Alinhado com a região e o resto do país Torres Novas apresenta uma prevalência das actividades terciárias, de comércio e serviços com um tecido empresarial dominado pelas unidades de pequena e micro dimensão.

O aumento e a especialização da prestação de serviços, tal como a transformação das tipologias de comércio alteraram a relação entre as empresas e o consumidor, com o aumento da presença de superfícies comerciais de média dimensão.

O tecido empresarial distribui-se com fortes valências de comércio e serviços em contexto urbano e valências industriais, logísticas e de produção primária em solo rural.

2014 empresas

file documentIndicadores Económicos

Mais informação:

sabia que

Com o seu cartão de leitor da Biblioteca tem acesso gratuito a mais de 7000 jornais e revistas no PressReader?

Saiba mais [+]