Coleção «infantojuvenil»

Aqui se incluem as edições de natureza didática, sobretudo destinadas ao público infantojuvenil.

CAPA-esgana-gata

Título: O esgana-gata e outras 900 espécies do Almonda

Autor do texto: Jorge Salgado Simões

Ilustração: Alexandra Sirgado Rodrigues

Design: Sofia Ferreira (GCI - CMTN)

Coordenação editorial: Gabinete de Estudos e Planeamento Editorial - MTN

Data: 2021

Número de páginas: 36

Formato: 21,5 x 26,5 cm

+ Informação

Palavras-chave: Almonda, Torres Novas, biodiversidade, espécies, sustentabilidade, habitats

Esta publicação infantojuvenil, cujo texto foi revisto pelos investigadores do Laboratório de Ecologia Aplicada da UTAD – Universidade de Trás-os-Montes, visa sensibilizar os mais novos para a importância da biodiversidade e para os perigos ambientais que estão a colocar em risco de extinção numerosas espécies de seres vivos que povoam a nossa paisagem.

Grutas Lapas 605x480Título: Lapas, as grutas que não são grutas

Autor do texto: Jorge Simões

Ilustração: Alexandra Sirgado Rodrigues

Normalização e revisão: Ana Maria Marques

Coordenação editorial: Gabinete de Estudos e Planeamento Editorial – Município de Torres Novas

Grafismo: Norberto Triães (Gabinete de Comunicação e Imagem – Município de Torres Novas)

Data: 2018

Número de páginas: 40

Formato: 25 x 21 cm

Palavras-chave: Torres Novas, Lapas, aldeia, gruta, galeria, tufo calcário

Inserido na coleção infantojuvenil dedicada ao património concelhio, este livro destina-se a divulgar histórias e lendas, mas também algum do conhecimento científico já produzido sobre um monumento cuja origem e ocupação ainda permanecem, em parte, envoltas em mistério.

TorresNovasnoTempoDManuel ITítulo: Torres Novas no tempo de D. Manuel I. Edição comemorativa dos 500 anos do foral manuelino de Torres Novas.
Textos: Margarida Freire Moleiro
Ilustração: Hélder Dias
Grafismo: Sofia Ferreira (GCI – CMTN)
Data: 2010
Formato: 20cm (larg.) x 29cm (alt.)
N.º páginas: 48
Encadernação: capa mole

Palavra-chave: Foral manuelino, D. Manuel I, Torres Novas, infantil-juvenil

O quotidiano da vila de Torres Novas, da Idade Média ao tempo de D. Manuel I, é contado aos mais novos através de apontamentos sobre a sociedade medieval, as cartas de foral, as Cortes, as feiras, a agricultura, os artesãos, a geografia e a paisagem torrejana (a importância do rio Almonda e a configuração da vila quinhentista). Neste livro, há tempo ainda para conhecer D. Manuel I e o seu reinado - os descobrimentos, as reformas e o estilo manuelino – e para descobrir a carta de foral concedida por este rei à vila de Torres Novas, a 1 de Maio de 1510.

Um livro para ler e brincar com os pais, seguindo as dicas de passeios, jogos e visitas dadas pelos autores.

Aventura-na-bibliotecaTítulo: Aventura na Biblioteca
Textos e ilustrações: Maria Alexandra Sirgado Rodrigues
Data: 2009
Formato: 18,5x22 cm
N.º páginas: 24

Palavras-chave: biblioteca, leitura, livros

Narrativa ficcionada, ritmada e animada por ilustrações coloridas, sobre a Biblioteca: as vivências felizes dos leitores que por lá passam e daqueles que têm o privilégio de trabalhar num lugar tão especial. A Aventura na Biblioteca revela a magia de um local repleto de histórias, imagens e aventuras.

MinhaHistoriaBibliotecaBandTítulo: A minha história da Biblioteca em Banda Desenhada
Autor: Hélder Dias
Data: 2008
Formato: 20x29 (ao baixo)
N.º páginas: 32
Encadernação: Capa mole sem badanas

Esgotado – disponível para consulta na Biblioteca Municipal Gustavo Pinto Lopes

Palavras-chave: Biblioteca Municipal, Gustavo Pinto Lopes, século XX/XXI

A história da BMTN e do seu fundador contada aos mais novos através das pranchas de BD de Hélder Dias.

A minha história de torres novas em banda desenhadaTítulo: A minha História de Torres Novas em Banda Desenhada
Autor: Hélder Dias
Data: 2000
Número de páginas: 50
Formato: 20x29
Encadernação: Capa mole
Preço: 7,5€
Edição: 1ª

Palavra-chave: História, Torres Novas, BD, banda desenhada, infantil, juvenil

A personagem Agá (H) conta-nos, em banda desenhada, um pouco da história do concelho de Torres Novas, da pré-história ao final do século XX. Revestindo-se de uma faceta humorística, os desenhos de Hélder Dias permitem a todos os torrejanos, em especial ao público mais novo, descobrir os momentos mais significativos da história de Torres Novas.

sabia que

Com o seu cartão de leitor da Biblioteca tem acesso gratuito a mais de 7000 jornais e revistas no PressReader?

Saiba mais [+]