De mãos na barriga

Ó 

Sinopse: A Senhora do Ó patente no museu é pretexto para uma oficina em que se fala de mães e de bebés. Canções de embalar, ós que se desenham no ar, nas bocas, nas barrigas. Movimento, afectividade, colo e laços que unem. O núcleo de arte sacra serve de contexto para conversas dessacralizadas com crianças.

 

Hands on: movimento, experiências com o corpo, música.

Material: Impressões A4, Telemóvel (música)

 

Local: MMuseu Municipal Carlos Reis, Arte Sacra Duração: 60'

Público-alvo: crianças de 3 anos

N.º Participantes: Turma

Data: Sob marcação

 

Nota: Garantimos autocarro para escolas do concelho situadas fora da cidade.

Os romanos entre nós

osromanosentrenos

Sinopse: O que resta afinal da civilização romana entre nós? Pontos de encontro entre hoje e há 2000 anos existem? Sim, muito mais do que imaginam! A visita decorre em dois momentos: primeiro, visita às ruínas de Villa Cardilum, a casa decampo romana (transporte em autocarro, assegurado pelo município/gratuito); depois, no museu, revê-se a casa como a poderíamos imaginar (com paredes pintadas, comida na mesa, jardins com água e a quinta em laboração) e entre as coisas de ontem e de hoje, chega-se ao espólio arqueológico recolhido em Cardílio, vestígios da presença de gente como nós, com usos e práticas tão semelhantes.

 

Hands on: parte 1/villa – exploração do sítio arqueológico; parte 2/museu – identificação de objetos de uso quotidiano atual com peças tão semelhantes, mas produzidas e utilizadas há mais de 2000 anos; delineação quase ao “estilo desenho arqueológico“ das peças e redação das suas designações e usos; conversas sobre continuidades da matriz latina nos dias de hoje. Na escola: em articulação com este programa, as escolas são convidadas a receber na sua biblioteca (ou noutro espaço adequado), durante cerca de uma semana, a exposição itinerante do MMCR «Os romanos entre nós», complementando-se, assim, a atividade, com a possibilidade de suscitar os pais dos alunos e na restante comunidade escolar curiosidade sobre o museu e sobre a Vila Cardílio. Material: Tela, projector e pc. Material de desgaste (folhas A3, lápis carvão e borrachas).

 

Local: Manhã - Vila Cardílio, Tarde - Museu Municipal Carlos Reis, Núcleo de Arqueologia

Duração: uma manhã e uma tarde

Público-alvo: 4.º ano do 1.º ciclo do ensino básico

N.º Participantes: Turma

Data: Sob marcação

 

Nota: Garantimos autocarro para escolas do concelho situadas fora da cidade.