Exposição RE-VISITAÇÃO, de Luís Rodrigues Bretes

2019-05-18 17:30 - 2019-07-07 17:30
Museu Municipal Carlos Reis - Salvador
2350 Torres Novas, Portugal

O Museu Municipal Carlos Reis, as Paróquias de Torres Novas, a Santa Casa da Misericórdia de Torres Novas e a Galeria Neupergama apresentam a exposição RE-VISITAÇÃO, de Luís Rodrigues “Bretes”.

O projeto RE-VISITAÇÃO faz parte do programa municipal de arte moderna, mantendo a cadência já habitual dos ciclos de exposições de arte em Torres Novas, que vai inscrevendo a cidade quer nos circuitos atuais da arte moderna portuguesa, quer nos roteiros locais de lazer e cultura.

O conceito da exposição decorre de uma ideia inicial do regresso do artista à sua terra natal e aos temas da arte sacra a partir das suas experiências pessoais. Luís Rodrigues “Bretes” apresenta uma série de obras inspiradas em peças patentes no núcleo de arte sacra do Museu Municipal como a Nossa Senhora do Ó e a pintura de António Campelo (1580), “Adoração dos Pastores” e em esculturas e pinturas patentes nas igrejas da cidade. Luís Rodrigues revisita, assim, os temas sagrados, despindo-os da conotação religiosa e fazendo sobressair a sua intemporalidade.

Usando o seu próprio vocabulário estético, moderno, o artista contrapõe in loco a sua maneira de sentir e de ler as histórias bíblicas e as suas conexões metafóricas com o quotidiano.

A proposta passa pela intrínseca relação entre sagrado e profano, com a construção e revelação de peças de cariz artístico (cerâmicas, pintura e vídeo) a partir das manifestações religiosas mais populares, como as procissões e as festas associadas.

RE-VISITAÇÃO é uma parceria entre o Município de Torres Novas/Museu Municipal Carlos Reis, as Paróquias de Torres Novas, a Santa Casa da Misericórdia de Torres Novas e a Galeria Neupergama que acontece no sentido de potenciar a ligação entre os diferentes espaços patrimoniais da cidade, sendo o projeto expositivo desenhado precisamente para que as peças de arte invadam estes espaços e permitam a deambulação entre estes lugares que, só por si, são relevantes do ponto de vista do património artístico torrejano.

A exposição decorrerá no Museu Municipal Carlos Reis e nas Igrejas da Misericórdia, Salvador e Santiago, em Torres Novas, com abertura no Dia Internacional dos Museus, 18 de maio, às 17h30.

Biografia breve do artista:

Luís Rodrigues “Bretes” é um artista torrejano com uma vasta carreira internacional e uma ampla experiência em exposições individuais e coletivas, residindo atualmente em Savigny-sur-Orge, França.

Desde 2015, o artista tem vindo a expor nos espaços dedicados à cultura no Município de Torres Novas, tendo igualmente realizado uma doação de um vasto número de obras da sua autoria ao Museu Municipal Carlos Reis, com vista à criação de Núcleo de Arte Contemporânea na cidade.

A sua obra está representada em coleções privadas na Alemanha, na Argélia, na Bélgica, no Brasil, no Egito, em Espanha, em França, em Itália, no Líbano, em Portugal, na Suíça e nos Estados Unidos, e igualmente em museus como o Peyo Yavorov Museum House, Bulgária; o Museu da SNCF, França; o Musée d’Etampes, França; o Musée de l’Avallonnais, França; o Museu Casa Miguel Torga, Portugal; a Coleção da Caixa Geral de Depósitos em Paris e o Palais du Roi de Rome, França.

Todas as datas

• De 2019-05-18 17:30 a 2019-07-07 17:30