Município participou em formação europeia "Eduglocal"

Grecia porto de mitilene

Dois técnicos do município participaram no curso europeu de formação "Eduglocal", que decorreu na ilha de Lesbos, na Grécia, entre 20 e 26 de setembro. Sob o lema "Think global, Act local, Learn glocal", o programa incluiu a observação e discussão de exemplos de intervenção local sobre temas transversais como a sustentabilidade e alterações climáticas, cidadania, alimentação, desastres naturais, migrações e movimentos populacionais à escala mundial.

Em foco esteve a situação dos refugiados, sendo Lesbos um dos principais pontos do território europeu a que chegam todos os dias centenas de pessoas à procura de asilo na União Europeia. Na oportunidade, Margarida Trindade, diretora da Biblioteca Municipal e Jorge Salgado Simões, chefe da Divisão de Educação e Cultura, entregaram medicamentos, caixas de marcadores e cadernos elaborados no Arquivo Municipal a uma organização local que presta apoio aos refugiados que aguardam na ilha por documentação e bilhete para viagem de ferry até Atenas.

A formação incluiu os dois técnicos de Portugal e ainda participantes da Suécia e Eslovénia, abrangendo também conteúdos relativos a novas ferramentas e aplicações digitais a utilizar na intervenção local.

Recorde-se que esta participação de técnicos municipais enquadra-se no projeto "Growing Out – Uma dimensão europeia para a intervenção local em Torres Novas”, financiado pela Comissão Europeia no âmbito do Programa Erasmus+, em execução até 2017.