Conferência sobre sexualidade e censura no Estado Novo

Diversos
2024-05-17 21:30 - 23:30
Biblioteca Municipal Gustavo Pinto Lopes

No próximo dia 17 de maio (sexta-feira), pelas 21h30, no auditório da Biblioteca Municipal Gustavo Pinto Lopes, terá lugar uma conferência subordinada ao tema «Sexualidades e censura no Estado Novo», que terá como oradores Isabel Freire e José Pacheco Pereira, com mediação de Carlos Simões Nuno, intitulada «Certas Liberdades».

Esta iniciativa integra as comemorações dos 50 anos do 25 de abril e acontece no âmbito da exposição 50 livros “a bem da nação” autorizados, cortados ou proibidos, que estará patente até 4 de outubro, no átrio da Biblioteca.

Isabel Freire é doutorada em sociologia pelo Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa. Tem trabalhado sobre a história da sexualidade e a história das mulheres no século XX. É autora de livros como Mulheres e Associativismo em Portugal, 1914-1974 (Imprensa de Ciências Sociais, 2023), Sexualidades Media e Revolução dos Cravos (Imprensa de Ciências Sociais, 2020), Amor e Sexo no Tempo de Salazar (Esfera dos Livros, 2010).

José Pacheco Pereira participou na luta contra a ditadura antes do 25 de Abril. Foi professor de vários graus de ensino, deputado na Assembleia da República e no Parlamento Europeu, dirigente do PSD. Tendo publicado mais de uma dezena de livros sobre história e política, colabora regularmente na imprensa escrita, na rádio e na televisão. Criou e mantém a Biblioteca e Arquivo Ephemera, o maior arquivo privado português.

Carlos Simões Nuno é professor (reformado) e antropólogo, coordenador do NEstMAR, Núcleo de Estudos do Museu Agrícola de Riachos e associado da Associação Cultural EPHEMERA, Biblioteca e Arquivo de José Pacheco Pereira.

Para mais informações pode contactar a Biblioteca Municipal Gustavo Pinto Lopes através do email Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. ou do número 249 810 310.

Todas as datas

• 2024-05-17 21:30 - 23:30

sabia que

Com o seu cartão de leitor da Biblioteca tem acesso gratuito a mais de 7000 jornais e revistas no PressReader?

Saiba mais [+]