Torres Novas investe 7 milhões de euros em reabilitação até 2020

IMG 5905 800x533

A Câmara Municipal de Torres Novas apresentou na Biblioteca Municipal Gustavo Pinto Lopes, o Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano (PEDU) da região que engloba um investimento de 7.378.412 de euros até 2020.

Esta decisão reforça a aposta do executivo na reabilitação da cidade e região de Torres Novas, que obteve a classificação máxima no documento PEDU, o que permitiu o acesso a 4.500.000 € de Fundo FEDER. Posteriormente, com concretização de mais de 15% no ano de 2016, obteve uma majoração de 10%, perfazendo 450.000,00 €. Do total de 7.378.412 de euros de investimento no Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano, a Câmara Municipal de Torres Novas comparticipará com 15%, com os restantes 85% a resultar do Fundo FEDER.

O PEDU foi apresentado publicamente no dia 26 de janeiro e estabelece as principais orientações estratégicas, em coerência com a Estratégia Integrada de Desenvolvimento Territorial colmatando os principais problemas e potenciando o respetivo território de forma a enfrentar os desafios económicos, ambientais, demográficos e sociais das zonas urbanas.

Pedro Ferreira, Presidente da Câmara Municipal de Torres Novas refere que “O Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano (PEDU) reflete a nossa visão para Torres Novas, tornando-a, cada vez mais, uma referência do centro do país. Estamos a preparar-nos para o futuro, a fazer as reformas necessárias para melhorar a condição de vida dos torrejanos e da região, seja em termos sociais, ambientais, demográficos ou económicos. A reabilitação do nosso património, tornar a cidade mais sustentável e dotá-la de mais e melhores infraestruturas são peças-chave para reter os torrejanos, conquistar novas pessoas e empresas para a região.”

O PEDU foca-se em três vertentes distintas, no Plano de Mobilidade Urbana Sustentável (PAMUS), no Plano de Ação de Regeneração Urbana (PARU) e Plano de Ação Integrado para as Comunidades Desfavorecidas (PAICD). A primeira fase do PEDU de Torres Novas representa um investimento total de 5.823.529,00 de euros, com a revitalização da cidade como um dos pontos principais, a par da promoção de estratégias de baixo teor de carbono e de mobilidade urbana multimodal sustentável, bem como a concessão de apoio à regeneração física, económica e social das comunidades desfavorecidas em zonas urbanas e rurais. Na segunda fase, o investimento é de 1.554.882,36 euros, para dar continuidade à regeneração urbana e reabilitação das comunidades desfavorecidas.

Até ao dia 16 de fevereiro de 2017 todos os torrejanos poderão conhecer melhor o Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano e contribuir com sugestões. Para isso basta que acedam ao website http://www.pedu.cm-torresnovas.pt/ efetuem o registo e preencham o formulário disponível.