Urbanismo
- Detalhes
- Categoria: Urbanismo
O Departamento de Administração Urbanística (DAU) tem como missão promover o desenvolvimento das atividades de gestão urbanística e de ordenamento do território do município, nomeadamente o licenciamento das operações urbanísticas.
Horário de funcionamento: segunda a sexta, das 8h30m às 17h
Horário de atendimento presencial: segunda a sexta, das 8h30 às 15h (o atendimento presencial pode ser feito mediante marcação prévia através do email Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. ou do número 249 839 430)
Horário de atendimento telefónico: segunda a sexta, das 8h30m às 17h
Atendimento técnico: terças-feiras, com marcação prévia até à sexta-feira anterior
Urbanismo . Desmaterialização de Processos
Consulte o calendário de implementação e as normas técnicas para a instrução das operações urbanísticas em formato digital aqui
Atribuições e Competências
COMPETE AO DAU:
Acompanhamento e controlo da transformação urbanística
• Planear e programar a atividade de fomento, planificação e gestão do município, mediante a formulação de propostas e informações técnicas, elaboração de estudos, ação fiscalizadora e atualização estatística e cadastral;
• Executar as acções e ou participar na implementação e na política de fomento urbanístico definida pela Câmara;
• Colaborar na definição e processamento de procedimentos relativos ao licenciamento e concessões de alvarás de licenças de construção e de operações de loteamento urbano, admissão de comunicações prévias, concessão de alvarás de autorização de utilização, etc.;
• Assegurar o controlo de transformação urbanística realizada pela iniciativa privada e entidades públicas ou entidades privadas de direito público;
• Assegurar o contacto e liderar o processo de negociações de terrenos e edifícios e outros bens para prossecução de instrumentos de gestão territorial;
• Acompanhar, avaliar e apoiar as organizações de fomento e gestão de habitação;
Elaboração e execução de Instrumentos de Gestão Territorial, Planeamento Físico e Projecto
• Elaborar, acompanhar e avaliar a elaboração de planos e estudos urbanísticos ou outros com esta área ou indirectamente conexionados e sua monitorização;
• Assegurar o contacto e liderar o processo de negociações de terrenos e edifícios e outros bens para prossecução de instrumentos de gestão territorial;
• Elaborar propostas, ou controlar a elaboração por entidades exterioresde planos anuais e de médio prazo, de aquisição de solo e outros imóveis necessários à implementação das políticas e planos aprovados desenvolvendo as acções necessárias;
Gestão e comunicação de informação territorial
• Garantir a organização e actualização do arquivo dos documentos sobre planeamento físico e projectos;
• Desencadear acções de informação e comunicação relativas a questões de administração urbanística;
Gestão municipal e colaboração interdepartamental
• Proceder ao estudo, registo e análise de acções a empreender, e prioridades a considerar na elaboração do plano de actividades e do orçamento, e suas eventuais alterações;
• Colaborar com as outras divisões e departamentos na prossecução e desenvolvimento de actividades que de forma directa ou indirecta se conexionem com o fomento e administração urbanística;
• Acompanhar, apoiar e ou representar a presidência e ou vereação em actos de representação do município conexionados com a matéria urbanística;
• No âmbito da área urbanística, prestar colaboração diversa às diferentes entidades e associações de interesse público que se congregam em ações de discussão, investigação e ações de divulgação de temas relacionados com o urbanismo, arquitetura, paisagismo e municipalismo;
• Garantir a organização, instrução e acompanhamento junto das diversas entidades necessárias à aprovação dos planos de estudos urbanísticos.
Projetos em Destaque
Projectos de Arquitectura
Casa da Cultura em Riachos
CINAPE
Espaços Verdes do CRIT
Arranjos Exteriores + Equipamento Quinta da Pêga
Jardim dos Cheiros – Rua Comandante Ilharco
Revisão do Plano Director Municipal
Actualização e Desenvolvimento de bases de informação territorial
SIG online - http://sig.cm-torresnovas.pt
Inventariação das vias municipais (em colaboração com a Secção de Património e Cadastro e Divisão de Vias)
Avaliação de indicadores ERSAR (em colaboração com a Divisão de Serviços Municipais)
Presença
Comissão de Avaliação
Comissão Arbitral Municipal
Conselho Cinegético Municipal
Comissão de Avaliação de Obras de Arte
Síntese de pareceres
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