Semana da Leitura nas escolas e nas bibliotecas

  • Imprimir
ctz SemanaLeitura2016-01

Entre 14 e 18 de março, as bibliotecas municipais e escolares da Rede de Bibliotecas de Torres Novas criam nas escolas e nas bibliotecas elos de leitura. Há um ambiente de festa e de encontros à volta dos livros, de leituras, emoções, inclusão e multiculturalidade, unindo toda a comunidade escolar e local na construção de um concelho mais feliz: espetáculos de teatro, encontros com escritores, leituras com história, leituras em família, leituras partilhadas; música e leituras; exposições (exposição Elos de leitura e exposição intercultural Lya/Lia de Margarida Botelho e Mário Rainha Campos).

 

Atividades que decorrem no âmbito do Serviço de Apoio às Bibliotecas Escolares da Biblioteca Municipal de Torres Novas:

14 de março, às 10h30 e 14h30: Espetáculo de teatro Os Lusíadas pela companhia de teatro Actus. Local: Auditorio da Biblioteca Municipal;

 

15 de março, às 9h30: Bons sonhos: histórias para ler ao deitar, para incentivar a calma, confiança e criatividade, de Anne Civardi, et al., editorial Estampa. As histórias que constam neste livro foram concebidas para serem usadas por pais, e crianças entre os 4 e os 8 anos. Ao escutarem a leitura das histórias em voz alta, as crianças serão transportadas para mundos imaginários. A mensagem é positiva e termina com uma afirmação otimista. 1ª parte, Pré - leitura: Uma maneira de começar: antes de principiar a leitura, serão feitos alguns exercícios de descontração; 2ª parte: Leitura de uma história; 3ª parte, Pós-leitura: Conversa sobre a história para que se saliente o significado mais profundo da mensagem, ou seja, quais os valores e as qualidades que lhe são inerentes. Local: Biblioteca Municipal de Riachos.

 

16 de março, às 9h30: Inauguração da interativa sobre o livro Lia/Lya da escritora e ilustradora Margarida Botelho. Trata-se de um exposição integrada num projeto intercultural artístico-educativo cruzando literatura, ilustração, fotografia, cidadania e ecologia, a cargo de Margarida Botelho e do músico Mário Rainha Campos. Lia/Lya é o terceiro livro da coleção Poka Pokani. Esta coleção é parte integrante de um projeto artístico de intervenção comunitária que assenta na recolha de histórias de vida originárias de geografias lusófonas. O livro Lia/Lya reflete a história e o encontro entre duas meninas, uma que vive em Timor-Leste, Lya, e outra, que vive em Portugal, Lia. Local: Sala Polivalente da Biblioteca Municipal Gustavo Pinto Lopes, de 16 de março a 20 de maio.

 

16 de março, às 10h00. Jogo Flor da idade, jogo de afetos. Recorrendo ao jogo Flor da idade, jogo de afetos, da editora Gostar, apresentado tridimensionalmente, convidam-se os alunos a partilhar, em voz alta, pensamentos, sentimentos e valores acerca do amor, da amizade, da sexualidade, da SIDA, das competências sociais, das escolhas e das decisões. Local: Escola Profissional de Torres Novas 16 de março, às 11h00 e 14h00. Encontro com a escritora Margarida Botelho e oficina de contos Lya/Lia conta a sua história: Trata-se de uma performance teatral em que a autora em conjunto com o músico percussionista Luís Fernandes recriam uma viagem a Timor-Leste, com cenas/páginas do livro Lya/Lia, palavras, ilustrações, objetos que interagem com o público, intercalando a narrativa com episódios reais da experiência vivida na ilha de Ataúro. Nesta sessão de contos vamos viajar entre duas infâncias, entre dois mundos: Lya vive em Timor-Leste e paralelamente Lia vive em Portugal.

 

17 de março, às 10h30: Espetáculo de teatro Farsa de Inês Pereira pela companhia de teatro O sonho. Local: Teatro Virgínia;

 

17 de março, às 15h00: Espetáculo de teatro Auto da Barca do Inferno pela companhia de teatro O sonho. Local: Teatro Virgínia.

 

18 de março, às 10h00: Leitura sobre a história Os três terríveis porquinhos, de Liz Pichon, editora Educação Nacional. 1ª parte: Explorar os elementos paratextuais do livro. Antecipar o assunto do livro, mobilizando conhecimentos prévios com base em elementos paratextuais (por exemplo, deteção de título, subtítulo, autor, ilustrador, entre outros); 2ª parte - Com o recurso a fantoches criados, parte-se para a leitura da história em voz alta, acentuando-se os jogos sonoros e sublinhando a componente humorística da narrativa; 3ª parte: os alunos compreendem o que é um conto tradicional e no final desafiam-se os alunos a recontar a história ouvida, com a exploração das ilustrações e elementos que são parte integrante da história. Local: Jardim de Infância Academia Júnior de Torres Novas

 

Para mais informações das atividades que decorrem nas bibliotecas escolares, consultar o programa detalhado em:

Facebook das Bibliotecas Escolares do Agrupamento de Escolas Artur Gonçalves: https://www.facebook.com/bibliotecasaeag/?fref=ts

Facebook das Bibliotecas Escolares do Agrupamento de Escolas Gil Paes: https://www.facebook.com/bibliotecas.aegilpaes/?fref=t

Os cookies ajudam ao correto funcionamento deste sítio.Ao utilizar os nossos serviços, concorda com a sua utilização. Politica de privacidade. .

Aceitar utilização de cookies
Politica de cookies