Carta Educativa / Plano Estratégico Educativo Municipal

A Carta Educativa é um dos suportes à gestão da rede educativa local, definido, de acordo com o Artigo 10.º do Decreto-lei 7/2003, de 15 de janeiro, como “o instrumento de planeamento e ordenamento prospectivo de edifícios e equipamentos educativos a localizar no concelho, de acordo com as ofertas de educação e formação que seja necessário satisfazer, tendo em vista a melhor utilização dos recursos educativos, no quadro do desenvolvimento demográfico e sócio-económico de cada município."

A Carta Educativa de Torres Novas foi uma das primeiras do país a estar concluída, em 2003 (com levantamento de 2000/2001) e viria a ser homologada pelo Ministério da Educação em 2006.

Dado o desfasamento temporal verificado e face às mudanças entretanto decorridas, foi aprovada, em 2007, uma alteração pontual às propostas de intervenção, procurando responder às necessidades resultantes de novos padrões de procura do sistema educativo local.

Em 2011, foi concluído um trabalho de revisão do documento, iniciado em 2009, que apoiou o município nas diversas alterações de rede educativa entretanto decorridas, nomeadamente, com o encerramento de escolas e com a configuração e áreas de influência dos agrupamentos de escolas do concelho. Com a entrada em vigor de nova legislação relativa à organização da rede educativa, em 2013 os estabelecimentos de ensino da rede pública do concelho de Torres Novas passaram a estruturar-se em dois agrupamentos de escolas.

Em 2018 o Município concluiu a elaboração do Plano Estratégico Educativo Municipal Torres Novas <2022. Sustentado num diagnóstico demográfico, económico e social e na caracterização das dinâmicas municipais para a educação, na população escolar e nos resultados escolares, o plano define as prioridades, objetivos e ações em três temas estratégicos:
1. Uma comunidade educativa;
2. Uma cidade educadora e
3. Um território com sucesso sustentável.

Após o período de discussão pública, o documento foi aprovado pelo Conselho Municipal de Educação, Câmara Municipal e Assembleia Municipal, tenho sido remetido para apreciação por parte dos serviços do Ministério da Educação.

Documentos:

Carta Educativa 2003

Carta Educativa 2011 (revisão)

Plano Estratatégico Educativo Municipal 2019

Relatório da Participação Pública - PEEM 2019

Plano Estratégico Educativo Municipal - Relatório intermédio de execução 2018/2019

Plano Estratégico Educativo Municipal - Relatório intermédio de execução 2019/2020

Perfil do aluno do concelho à saída da escolaridade obrigatória

Na sequência da ação iniciada em 2020, o Município de Torres Novas, os agrupamentos de escolas Artur Gonçalves e Gil Paes, e a Escola Profissional de Torres Novas, voltaram a promover a aplicação do questionário Perfil do aluno do concelho de Torres Novas à saída da escolaridade obrigatória junto dos alunos que terminaram em 2021 o seu percurso escolar no concelho.

Esta ação é enquadrada no Plano Estratégico Educativo Municipal (PEEM) Torres Novas<2022, num exercício auto avaliativo com uma clara associação ao documento de orientação nacional Perfil do Aluno à Saída da Escolaridade Obrigatória (Despacho n.º 6478/2017, de 26 de julho). Da análise e reflexão conjunta procurou-se criar um instrumento que permitisse verificar o que pensam e como se avaliam os alunos do concelho em vários aspetos relativos ao que a escola e o território lhes terá proporcionado no final deste percurso.

A aplicação decorreu entre 10 e 31 de março, através do Google forms, para resposta individual e anónima através de link partilhado pelos diretores de turma, coordenadores de cursos ou outro elemento indicado pela escola. Assim, para além das questões relativas à caracterização dos inquiridos, o questionário era formado por questões fechadas nas seguintes áreas: Conhecimento, linguagens, raciocínio e pensamento crítico e criativo; Relacionamento interpessoal; Desenvolvimento pessoal e autonomia; Bem-estar, saúde e ambiente.

Os dados obtidos serão alvo de análise entre as entidades envolvidas e o objetivo passa por repetir esta auscultação nos próximos anos, de forma a obter uma série de dados mais robusta e comparável.

Documento:

Perfil do aluno do concelho à saída da escolaridade obrigatória | 2021

| Notícias

Com o seu cartão de leitor da Biblioteca tem acesso gratuito a mais de 7000 jornais e revistas no PressReader?